Educação

Escolas da rede privada lideram as 10 melhores notas do Enem

Resultado-do-Enem-2014As dez primeiras escolas da Paraíba que conseguiram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 são todas da rede privada de ensino. A lista das instituições com o melhor resultado no exame no Estado é liderada pelo Colégio Motiva de Campina Grande, que aparece na 309ª colocação do país. Já entre as escolas da rede estadual, a melhor colocada foi a escola Sesquicentenário, em João Pessoa, que ocupa o 63º no Estado. Os dados com as notas obtidas por unidade de ensino que participou da prova foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e lista 347 escolas públicas e particulares, do Estado.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o levantamento do Inep, o Colégio Motiva de Campina Grande alcançou a média de 633,87 e o melhor desempenho dos estudantes foi na prova de redação, na qual a média foi de 726,24 pontos. Na sequência, entre as escolas particulares vem o Colégio Motiva da capital, que obteve 628,79 pontos e a média da redação também foi a melhor (705,59). As escolas da rede privada lideram até a 17ª colocação, em seguida vêm os Institutos Federais de Educação (IFPB).

Entre as instituições da rede estadual, a escola Sesquicentenário foi a que apresentou o melhor desempenho no Enem e alcançou a média de 525,61; a redação também foi a prova na qual os alunos conseguiram a melhor média (591,88). A segunda melhor nota (507,78) ficou com a Escola Municipal Monsenhor Stanislau, do município de Olivedos, na região do Agreste e a cerca de 226 quilômetros da capital. Na escola, a melhor média dos alunos foi na prova de Ciências Humanas (531,87). O prefeito da cidade, Grigório Souto, informou que as duas turmas de ensino médio oferecidas na escola são mantidas pela prefeitura. Ele lembrou ainda que dos 25 alunos da escola que fizeram o Enem 2013, 17 conseguiram ingressar na universidade. “A nossa decisão em manter as séries de ensino médio nessa escola é uma coisa que vem dando certo e nós vamos continuar. Educação é investimento”, frisou o gestor.

Em reportagem do JORNAL DA PARAÍBA publicada em setembro deste ano, essa mesma escola municipal também alcançou a segunda melhor nota, na segunda fase do ensino fundamental, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013.
Uma das escolas públicas mais tradicionais da capital, o Lyceu Paraibano ocupou o 6º lugar no ranking das escolas públicas do Estado, com nota 499,43.

O levantamento divulgado ontem pelo Inep trouxe também o indicador de nível socioeconômico dos alunos das escolas que participaram do Enem 2013. O nível das instituições particulares é considerado muito alto e alto. Já entre as escolas públicas, no Sesquicentenário é médio alto, a escola de Olivedos é baixo e as demais entre médio alto, médio baixo e baixo.

INSTITUTOS FEDERAIS
Já em se tratando dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a unidade do Campus de Campina Grande foi a melhor colocada no ranking estadual, segundo o Inep, ocupando a 18ª colocação e média 574,47. Na sequência vem a escola localizada em João Pessoa (20ª), Cajazeiras (35ª), Picuí (47ª), Patos (59ª), Princesa Isabel (64ª), Monteiro (94ª) e Cabedelo (107ª). Ainda entre as escolas públicas paraibanas mantidas pelo governo federal outras duas instituições aparecem na publicação do Inep. São elas: Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (24ª) e Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (101ª), em Bananeiras.

SEM CONTATO
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato telefônico com a Secretaria Estadual de Educação para comentar os resultados obtidos pelas escolas públicas mantidas pelo Estado e também com a titular da pasta, Márcia Lucena. Mas não obteve resposta. Também procuramos a assessoria de comunicação institucional, mas o secretário Luís Tôrres não atendeu aos telefonemas.

A reportagem procurou ainda a assessoria de comunicação da reitoria do IFPB, mas a assessoria não conseguiu localizar o responsável para comentar o levantamento do Inep.

A assessoria de comunicação do Colégio Motiva também foi procurada, mas as ligações não foram atendidas. Já o presidente da Fundação Cidade Viva, Sérgio Queiroz, disse que a boa colocação da escola é o resultado do empenho dos alunos e professores da instituição. “A turma de 2013 foi a primeira do ensino médio na escola. Esse resultado nos deixa muito felizes”, frisou Sérgio Queiroz.

MENOR DESEMPENHO
O levantamento do Inep revelou ainda as escolas públicas e particulares que apresentaram os piores desempenhos no Enem. Na rede privada, o Centro Educacional Novo Viver, em Santa Rita, região Metropolitana da capital, foi o que obteve a nota mais baixa com 443,99 pontos. Já na rede pública, o desempenho mais fraco foi da escola estadual Coronel Zuza Lacerda, em Curral Velho (Sertão).

Katiana Ramos
Jornal da Paraíba