Gente & Sociedade

Comunicóloga Cajazeirense recebe Título de Cidadã Pessoense na CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, na tarde desta sexta-feira (19), o Título de Cidadã Pessoense à jornalista e radialista Edileide Oliveira Bezerra, mais conhecida como Edileide Vilaça, numa propositura do vereador Fuba (PT). O Decreto Legislativo (DL) 282/2014, que concede a honraria à homenageada, destaca a atuação e o trabalho que a comunicóloga desenvolve na área, especialmente no rádio, como também no fortalecimento da cultura da cidade de João Pessoa.

- PUBLICIDADE -

Em sua justificativa durante a sessão solene realizada no Plenário Senador Humberto Lucena, Fuba, através de seu discurso em forma de poesia, ressaltou a competência e o importante papel que a profissional desempenha na área de Comunicação e de Cultura da cidade. Ele destacou que a homenageada é uma “pessoa antenada no cenário artístico da capital”. Também enfatizou que o trabalho dela é sempre desenvolvido “com paixão, responsabilidade, independência, imparcialidade e competência”.

O vereador Raoni Mendes (PDT) relembrou que a jornalista fez parte de sua assessoria de comunicação e destacou sua sobriedade e profissionalismo. Já a diretora da Rádio CBN, jornalista Verônica Guerra, falou que, o “amor ao que faz”, o respeito e a responsabilidade, são as principais características com as quais a homenageada é reconhecida entre os colegas de profissão.

Em seu discurso, Edileide Vilaça agradeceu a homenagem e a colaboração de todos presentes em sua vida. “A palavra que resume este momento em minha vida é a gratidão. Temos que agradecer sempre o que o universo nos oferece. Já em minha terra natal, Cajazeiras, nasceu o meu amor pela comunicação e pela cultura. Trouxe na bagagem para João Pessoa. Construí nova família na cidade das acácias. Naquela época havia um certo acolhimento nesta cidade e fui muito bem acolhida”, relembrou.

A jornalista fez questão de enfatizar que sua profissão é um sacerdócio, antes mesmo de ser um negócio. De acordo com ela, através de sua paixão pelo trabalho que exerce, construiu seus laços afetivos na capital paraibana. “Com emoção e contentamento faço parte da grande família pessoense, mesmo tendo muito orgulho das minhas raízes. Para sempre vou guardar este momento na minha memória. Domingo é meu aniversário e este é o maior presente que eu poderia receber. Obrigado a esta Casa, em especial ao meu amigo Fuba que mais uma vez me surpreendeu”, comentou a homenageada.

O vereador Bosquinho (DEM) secretariou os trabalhos. Também prestigiaram a solenidade familiares, amigos e profissionais da Comunicação e do cenário cultural da cidade. Sob a regência da maestrina Socorro Estrela, o Coral Antônio Leite da CMJP marcou a solenidade com a execução do Hino Nacional, do Hino Oficial da Cidade e o hino do bloco carnavalesco “Muriçocas de Miramar”; além da canção “Maria Maria”, que teve a participação da cantora paraibana Mira Maya. Ainda houve a exibição de um vídeo com a cantora Maria Bethânia cantando a música “Tocando em Frente”.

Currículo da homenageada

A comunicóloga Edileide Vilaça é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Jornalista, Radialista, Relações Públicas e Produtora Cultural, é graduada em Comunicação Social (UFPB) e tem Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa (Linguística/UFPB). Atualmente, exerce a função de apresentadora de um programa jornalístico da CBN João Pessoa e é repórter correspondente para a TV Justiça de Brasília. Já recebeu diversos prêmios, a exemplo do “Prêmio BNB de Jornalismo” na categoria de radiojornalismo, prêmio “Mulheres fazendo História, Patrimônio da Cidade” de 2009 e por três vezes o “Prêmio AETC-JP de Jornalismo”.

 

Fonte: Damião Rodrigues