Paraíba

Paraíba ocupa 20º lugar em infraestrutura de domicílios rurais

A Paraíba ocupa a 20ª colocação do país como o Estado que possui as situações mais precárias de infraestrutura dos domicílios localizados na zona rural. A pesquisa ‘Índice de Moradia Rural e Urbana 2012’, divulgada na segunda-feira (1) pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), trouxe indicadores da qualidade das moradias do Brasil das áreas urbanas e rurais.

- PUBLICIDADE -

Para classificar os Estados, a pesquisa considerou o indicador de moradia mais próximo do número 1 como sendo de qualidade ótima e mais próximo de 0 para os avaliados como de qualidade péssima. Além disso, o estudo analisou três aspectos: estrutura dos domicílios, que revela a situação da moradia e o material utilizado para a construção (madeira, alvenaria, barro); acesso aos serviços públicos, que está relacionado à infraestrutura que cerca as casas, como saneamento, rede de distribuição de água e energia elétrica, coleta de lixo e esgotamento sanitário; e os bens essenciais aos domicílios, que são os utensílios domésticos existentes nas residências (telefone fixo ou móvel, refrigerador, aparelho de rádio ou televisão, máquina de lavar, entre outros).

A situação mais delicada da Paraíba está relacionada ao acesso aos serviços públicos, sobretudo na área rural. Para estar na 20ª colocação do país e o 6º no Nordeste com as moradias rurais em condições mais precárias de infraestrutura, o Estado alcançou 0,493 pontos. O Estado que mais se aproximou da condição ótima foi São Paulo, que somou 0,845 pontos.

Ainda com relação a este mesmo quesito de acesso aos serviços básicos, as moradias localizadas na zona urbana do Estado melhoraram o desempenho, ficando na 13ª colocação do país com 0,941 pontos. A primeira colocação ficou novamente com o Estado de São Paulo, que alcançou 0,989 pontos.

Essa pesquisa sobre as condições de moradia dos domicílios brasileiros é o primeiro dos quatro índices de desproteção social que o CNA está elaborando. O objetivo do estudo é revelar a qualidade de vida rural dos brasileiros e, além da habitação, a entidade vai analisar ainda temas relacionados à educação, saúde e segurança.

Na Paraíba, a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) é uma das responsáveis pela construção de moradias na zona rural dos municípios. O órgão atua principalmente com construções através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal. De acordo com o diretor técnico da Cehap, Cláudio Batista, antes de construir as moradias nas localidades rurais, são observadas as condições de infraestrutura, que devem ter estrutura mínima de saneamento e distribuição de água.

“Nossas casas são construídas com cisternas e caixas de água, quando não há condições de colocar água encanada por causa da distância da rede. São casas de alvenaria e o esgotamento sanitário é feito através de fossas individuais”, explicou o representante da Cehap. Além do órgão estadual, outras entidades ligadas aos produtores rurais, como os sindicatos e associações, também recebem contratos para a construção de imóveis através do PNHR.

Jornal da Paraíba