Política

Tumulto impede audiência sobre as contas de RC. Veja

A audiência pública para debater as contas do governador Ricardo Coutinho (PSB), referente ao exercício financeiro de 2011, não durou mais do que 20 minutos, na tarde desta quarta-feira (21). Após a abertura da reunião e no meio do discurso inicial do autor da propositura, o deputado Caio Roberto (PR), o presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da ALPB, Raniery Paulino (PMDB), decretou o encerramento. O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB).

- PUBLICIDADE -

Antes e durante o discurso de Caio, Raniery pediu insistentemente silêncio e educação à plateia, composta por centenas de apoiadores do governador. Mas, apesar das solicitações, foram muitas as vaias, gritos com palavras de ordem e até agressões verbais contra os deputados. “Eu solicitei a devida educação, pedi a todos para ficar calmos, iriamos garantir voz aos interessados em participar do debate, mas, infelizmente, não houve clima para continuar a audiência”, disse Raniery.

O clima que já era tenso no interior do auditório da OAB-PB, após a decisão de Raniery ficou pior ainda. Ao tentar deixar o palco em direção à porta de saída, o deputado foi hostilizado e sofreu uma tentativa de agressão de alguns dos militantes presentes.

Em vídeo registrado pela equipe do WSCOM Online, é possível visualizar dois manifestantes, um homem e uma mulher, mais exaltados partindo para cima do parlamentar, que foi socorrido pelos seguranças da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Veja o vídeo:

Após o encerramento, alguns deputados da bancada governista que tanto reivindicaram a não realização da audiência pública, desta vez, protestaram pela sua não continuidade. “Nunca na história da Assembleia, ninguém encerrou uma sessão assim. Vamos continuar o debate, ninguém tem nada a esconder”, disse Adriano Galdino (PSB).

O deputado Lindolfo Pires (Democratas) disse que a manifestação era normal e que a Assembleia está aberta e deve ouvir a todos. “O povo veio à audiência para protestar democraticamente. Da mesma forma que tem gente contra, tem gente a favor do governo. E não tem motivo algum para o presidente da Comissão encerrar um debate que seria produtivo e salutar para que o relator pudesse dar o seu voto consciente de acordo com aquilo que o Tribunal de Contas aprovou”, disse.

O deputado Vituriano de Abreu (PSC), um dos mais hostilizados pela claque governamental, lamentou a manifestação e a “baderna” que impediu a não continuidade da audiência. “Isso foi gerado por determinação de um governador que tem uma vontade enorme de atropelar todas as pessoas que forem contra ele. Ele acha que pode errar a todo custo e jamais será punido. É um absurdo isso”, disse.

Em seguida, a claque governamental e militantes do PSB seguiram em marcha em direção a Praça dos Três Poderes, no Centro da Capital, e promoveram protesto na entrada da ALPB.

PSB incentivou o tumulto

O PSB realizou uma plenária na segunda-feira (19) e divulgou vídeos nas redes sociais convocando a militância do partido para participar da audiência Pública. Na tarde desta quarta-feira, antes e durante a reunião, o presidente do partido em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, ficou na frente da sede da OAB-PB com um megafone chamando os deputados de oposição que chegavam para o debate de “golpistas”. Vários secretários e chefes de repartição do Governo do Estado também participaram do evento.

A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, Ranieri Paulino, para discutir as contas do governador Ricardo Coutinho referente ao ano de 2011, que teve parecer pela reprovação do relator no Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Umberto Porto, mas foi aprovada pelos demais membros do plenário.

Ângelo Medeiros e Marcos Wéric
Wscom Online

Deixe uma resposta