Cultura

Procissão, Missa e encenação encerram festejos do padroeiro São Francisco

O encerramento da Festa de São Francisco, Padroeiro  de Monte Horebe,  foi marcada por uma grandiosa Procissão, Missa e encenação na tarde e noite dessa sexta-feira (4). A imagem de São Francisco de Assis,  em seu andor,  tomou a frente da procissão que percorreu as principais ruas do centro da cidade de Horebe.  

- PUBLICIDADE -

O Reverendíssimo Paadre Gilberto Lisboa, titular das Paróquia de Monte Horebe,  conduziu a procissão que foi ainda acompanhada pelo bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom José Gonzàlez Alonso,  Diáconos,  Religiosas e pelo povo de Deus que compareceu maciçamente.

Gestos de muita Fé e devoção popular foram observados no percurso da procissão inclusive com a acolhida por parte das famílias nas portas de suas casas através de flores e acenos carinhosos. Chegando ao lado da Igreja  uma grandiosa assembléia reuniu-se para a participação da Santa Missa de encerramento formando um verdadeiro mar de católicos.

Veja aqui as fotos ou confira no Radar Flash

Dom José Gonzàlez fez questão de salientar em sua homilia a singularidade e as marcas dessa festa em seu mistério e, por conseguinte, da vida dos cristãos católicos. O bispo pregou que é preciso que cada um seja um pouco do que foi São Francisco, referindo-se a humildade e simplicidade do santo.

No final da Celebração o Pároco, Gilberto Lisboa,  agradeceu penhoradamente a todas as equipes que se doaram para o brilhantismo da Festa de São Francisco que refletiu o tema: São Francisco nos ensina: A verdadeira Fé se Manifesta na Caridade.

O enceramento se deu com encenação de uma peça teatral a céu aberto que trata da "Vida e Obra de São Francisco" realizada pelo PETI e Projovem da Administração municipal.

Ainda teve um show pirotécnico, que além de encerrar as festividades do Padroeiro, foi uma homenagem a um senhor de nome Joaquim Fogueteiro, bastante conhecido na cidade, que, em vida, tinha devoção a São Francisco e todos os anos ele preparava uma roda de fogos para abrilhantar a festa. Nessa época era o grande atrativo.

Veja imagens ao vídeo abaixo:

Deixe uma resposta