Política

ALPB empossa Mesa Diretora para biênio 2013-2015

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu posse nesta sexta-feira (01) à nova Mesa Diretora, que comandará a Casa até janeiro de 2015. O presidente Ricardo Marcelo (PEN), segue no cargo. Antes da solenidade, foi realizada a eleição para o preenchimento dos cargos de terceiro vice-presidente e segundo suplente, cujos escolhidos foram os deputados João Henrique (Democratas) e Ivaldo Morais (PMDB).

- PUBLICIDADE -

Após a sessão que concluiu a composição da Mesa Diretora, foi iniciada a cerimônia de posse, em frente ao prédio sede da ALPB. O deputado Ricardo Marcelo passou em revista a tropa da Polícia Militar.

No seu discurso de posse, o presidente Ricardo Marcelo disse que o seu mandato, como em legislaturas anteriores, será pautado pelo respeito aos colegas parlamentes e na defesa intransigente das prerrogativas da Casa de Epitácio Pessoa. “Assumo esse novo mandato com o despojamento de quem vem somente para somar. Reassumo com a humildade de quem sabe que só a colaboração de todos e de cada um construirá a harmonia que buscamos, e garantirá os avanços administrativos e institucionais que a Paraíba nos exige. Reafirmo o compromisso que se tornou prática na presidência anterior. Todos terão em mim, em qualquer circunstância, a mais respeitosa convivência, a determinação de compartilhar, o respeito no divergir e as mãos dadas para progredir”, afirmou.

“Na sessão legislativa que se inicia, a Assembléia trabalhará, como tem feito até aqui, nos limites de suas prerrogativas constitucionais, de elaboração e aprovação de leis e de fiscalização dos atos da Administração Pública. Como na Presidência anterior, a Assembléia nem buscará conflitos nem alimentará confrontos, mas em nossa missão constitucional, nenhum de nós pode abrir mão da obrigação política de acompanhar e fiscalizar o Executivo, de melhorar seus projetos, corrigindo equívocos, mas sobretudo incluindo em suas propostas, os anseios e as reivindicações de nossa gente”, acrescentou.

O presidente ressaltou que também continuará buscando e defendendo a harmonia entre os poderes, mas sem se esquecer da autonomia e independência do Legislativo.

“A missão que os senhores me delegam parece clara: defender em nome da Paraíba e de seus interesses, a autonomia e a soberania do Poder Legislativo. Em qualquer circunstância, peço a Deus poder cumprir fielmente, essa honrosa delegação: serei o presidente da Assembléia da Paraíba, na defesa intransigente de suas prerrogativas, de sua autonomia e de sua independência. Em nome da Paraíba e de seus interesses, não nos omitiremos no cumprimento dessa missão. Defendemos e buscamos, sempre, o respeito e a harmonia entre todos os Poderes do Estado, mas convivência harmoniosa jamais significará submissão”, sustentou.

O presidente ainda acrescentou que a Assembléia buscará sempre, em qualquer circunstância, ecoar o clamor dos paraibanos por melhores serviços essenciais e apontar soluções e caminhos que levem à melhoria de vida da população. Neste contexto, Ricardo Marcelo citou inúmeras ações realizadas pela Casa de Epitácio Pessoa em prol dos paraibanos, a exemplo da Caravana da Seca.

“Foi assim na questão da transposição do São Francisco, quando organizamos caravana de inspeção às obras paralisadas e entregamos documento escrito à Presidente da República, clamando pela retomada do projeto. Foi assim na questão da seca, que por muito tempo sequer esteve na agenda administrativa da Paraíba. A Caravana da Seca, sem um centavo sequer de dinheiro público, percorreu 53 municípios do Cariri, Curimataú e do Sertão, organizou um alentado relatório, que desembocou no SOS Seca, que hoje mobiliza a Paraíba inteira, num abaixo-assinado para que a Presidência da República ouça, por fim, o clamor que se levanta do Semiárido castigado pela maior seca dos últimos 40 anos. Assim será em todos os outros setores vitais para o dia a dia de nosso povo, como a saúde, a segurança, a educação e as políticas sociais”, afirmou.

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que representou o poder Executivo na solenidade, também defendeu a harmonia entre os poderes. “É muito importante a harmonia, a sintonia entre os poderes e espero que mantenhamos esta relação positiva. É por isso que aqui estou para mostrar o desprendimento do Executivo com o Legislativo”, afirmou.  

Além do presidente Ricardo Marcelo e do vice-governador Rômulo Gouveia, também compuseram a mesa da solenidade: o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT); o deputado Manoel Júnior (PMDB), representando a Câmara dos Deputados; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fábio Nogueira; o coronel José Medeiros, representante do 1º Grupamento de Engenharia; o coronel Francisco Castro, Sub-comandante da Policia Militar da Paraíba; a tenente Klenia Castro, representante da Capitania dos Portos; o ex-senador Roberto Cavalcanti; e o Pastor Estevam Fernandes.

Composição da Mesa – O deputado Ricardo Marcelo continua na presidência da Casa. Também foram empossados Edmilson Soares (PEN), como 1º vice-presidente; Trócolli Júnior (PMDB), 2º vice-presidente; João Henrique (Democratas), 3º vice-presidente; e Janduhy Carneiro (PEN), o 4º vice-presidente.

O deputado José Aldemir (PEN) substituiu o deputado Branco Mendes (PEN) no cargo de 1º secretário; Arnaldo Monteiro (PSC) continuou como 2º secretário; Domiciano Cabral (Democratas) substituiu Manoel Ludgério (PDT) na 3ª secretaria; e Léa Toscano (PSB) na 4ª secretaria. Os suplentes são Daniella Ribeiro (PP); Ivaldo Morais (PMDB); Eva Gouveia (PSD) e Aníbal Marcolino (PEN).

Deixe uma resposta