Brasil

Filho desmente rumores de que Fidel estaria morto

Conhecido por ter revelado que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer, o jornalista Nelson Bocaranda deu como certo em seu blog um boato que toma conta das redes sociais desde a quarta-feira: segundo ele, o ex-presidente cubano Fidel Castro teria morrido. De acordo com Bocaranda, a morte de Fidel será anunciada em até 72 horas – Havana só esperaria que Juanita Castro, irmã de Fidel, volte de Miami para o “anúncio familiar importante”. Filho de Fidel, o fotógrafo Alex Castro, no entanto, desmentiu a informação durante uma visita a província de Guantánamo, a 900 quilômetros da ilha. A notícia da morte de Fidel Castro circula nas redes com certa frequência.

- PUBLICIDADE -

“O comandante está bem, fazendo suas coisas diárias, lendo e praticando exercícios – disse Castro, de acordo com o blog “Soy la isla”, da jornalista cubana Arlin Alberty, que trabalha para meios de comunicação oficiais.

No blog de Bocaranda, no entanto, o jornalista confirmou a morte cerebral, sem citar fontes.

“Sabemos que a saúde do ditador se deteriorou por mais de 50 anos de tal forma nos últimos meses que ele permaneceu ligado a um pulmão artificial como a única forma de o manter com ‘vida’, ainda que artificial”, escreveu. “Antes de 72 horas o governo de Raúl Castro fará o anúncio da morte do líder revolucionário”. Segundo ele, já estariam inclusive se preparando cerimônias de despedida, para as quais seriam esperados líderes de Estado liderados por Chávez.

Na quinta-feira, o blogueiro oficial Yohandry Fontana, já havia desmentido os boatos em seu blog.

“Tenho que dar uma má notícia aos terroristas do sul da Flórida: Fidel Castro está vivo. De três em três meses o Twitter mata Fidel”, escreveu o blogueiro, que garante que Castro tem conhecimento da reeleição de Hugo Chávez, no último domingo.

Desde quarta-feira, circulam rumores nas redes sociais de que Fidel, de 86 anos, teria sofrido morte cerebral. Pelo Twitter, a blogueira cubana opositora Yoani Sánchez disse que “seu telefone não para de tocar”, mas que ela “não tem nenhuma certeza” sobre a veracidade da notícia. “São só rumores que estão circulando. A vida me mostrou que, cada vez que acontece alguma coisa a Fidel Castro, os cubanos são os últimos a saberem”, escreveu.

O jornalista Nelson Bocaranda lembra que Fidel não aparece em público há meses e que a piora de seu estado de saúde foi mantida em sigilo para não prejudicar as eleições presidenciais venezuelanas, disputadas no domingo passado e das quais Hugo Chávez saiu vitorioso. Fidel se afastou da vida pública em 2006 por motivos de saúde. Em 2008, o governo cubano foi assumido por seu irmão Raúl Castro.

O Globo

Deixe uma resposta