Brasil

Volkswagen gerencia acesso gratuito à água no semiárido

O programa Bomba d'Água Popular, gerenciado pela Volkswagen do Brasil, realiza mais uma importante iniciativa para proporcionar abastecimento gratuito de comunidades do semiárido brasileiro. O programa está entregando mais 303 Bombas d'Água Populares (BAPs), ampliando em 43% sua atuação nos nove Estados que formam o semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Apoiado pela Volkswagen do Brasil desde 2005, data de início das operações do programa, o Bomba d'Água Popular promove a subsistência das comunidades por meio da instalação de bombas que buscam a água dos lençóis freáticos.

- PUBLICIDADE -

Até o fim do ano, o programa “Bomba d’Água Popular (BAP)” vai totalizar a instalação de 1.001 bombas nesses Estados, beneficiando 140 mil pessoas que moram em comunidades carentes, onde, muitas vezes, não há acesso à água. Desse total, 698 bombas já foram instaladas pelo programa nos nove Estados, permitindo abastecimento gratuito de água para mais de 100 mil pessoas.

Os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe acabam de receber 149 novas Bombas d’Água Populares, que já estão em processo de instalação. Nesta semana, outro caminhão, com mais 75 Bombas d’Água, parte de Jaraguá do Sul (SC), onde está localizada a empresa fabricante, rumo aos Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte. As outras 79 Bombas d’Água serão encaminhadas na semana que vem aos Estados do Ceará e Piauí.

A água adquirida por meio das bombas pode ser utilizada de diversas formas, inclusive para beber, cozinhar e na higiene pessoal. O abastecimento gratuito e diário também permite que as comunidades do semiárido brasileiro desenvolvam atividades econômicas, como a criação de animais e a agricultura.

“A Volkswagen do Brasil trabalha a sustentabilidade como objetivo estratégico. Para contribuir com uma sociedade melhor, a empresa investe em ações sociais que promovam o aumento da qualidade de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade. O programa ‘Bomba d’Água Popular’ traz uma nova perspectiva de vida a moradores do semiárido, pois garante o abastecimento gratuito e diário de água, que é essencial para a vida”, diz o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e responsável pelas ações de sustentabilidade da empresa, Dr. Josef-Fidelis Senn.

Sobre o programa Bomba d’Água Popular

A Volkswagen do Brasil tem apoiado o desenvolvimento do Bomba D’Água Popular desde 2005, data de início das operações do programa no Brasil. Atualmente, a empresa é responsável pelo gerenciamento do programa, acompanhamentos da produção, dos subfornecedores e da instalação das bombas no semiárido, negociação de preços, entre outras ações. Além de buscar novas parcerias e doações para o Programa BAP, a Volkswagen do Brasil atua junto aos executivos da empresa, que também contribuem com a iniciativa, doando o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano.

A Bomba d’Água Popular foi criada pelo holandês Gert Jan Bom, na década de 1980. O equipamento é produzido e utilizado em diversos países africanos, entre os quais Nigéria, Moçambique e Burkina Faso. Como não é patenteada, a bomba pode ser reproduzida livremente. Com componentes de aço inox, o equipamento não enferruja e tem duração aproximada de 30 anos.

Na década de 1990, a ONG IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) trouxe para o Brasil três bombas “Volanta”, da Holanda, com apoio de entidades alemãs. Foi o engenheiro Jean Gerard Pankert, da Obra Episcopal de Cooperação para o Desenvolvimento Misereor, da Alemanha, quem indicou a bomba “Volanta”, um equipamento que tinha mais de 15 anos de sucesso comprovado na prática. Desde então, a Volkswagen do Brasil, por meio da Autovisão Brasil, unidade criada pela empresa automobilística para desenvolver projetos de sustentabilidade, assumiu o desenvolvimento do programa atuando na validação da tecnologia, escolha dos materiais adequados e seleção de uma empresa qualificada para a fabricação da Bomba D’Água Popular no Brasil.

As ações de aquisição de novas bombas são realizadas em parceria com as ONGs (Organizações Não-Governamentais) do semiárido brasileiro desde 2005. O programa conta hoje com a participação dos Governos Estaduais e Federal por meio de projetos elaborados por ONGs locais.

Desde 2010, o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, adquire as Bombas d’Água Populares por meio das ONGs, entre as quais, a ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro), que coordena o programa e capacita as comunidades para instalar, manusear e fazer a manutenção das bombas no semiárido.

A Bomba d’Água Popular oferece diversas vantagens:

Não depende de chuva, pois busca água no lençol freático.
Permite bombear água manualmente.
Fácil manuseio, podendo ser operada, inclusive, por mulheres, crianças e idosos.
Não depende de energia elétrica.
Não tem custo de operação.
A água é gratuita.
Fácil instalação e manutenção, feitas pela própria comunidade.
Evita desperdício, pois a vazão depende da rotação aplicada à manivela da bomba.
É de uso comunitário.
Uma bomba atende até 25 famílias.
Vazão pode chegar a 2.500 litros de água por hora (registrado em Santana do Acaraú – CE).
É possível retirar água de poços com até 100 metros de profundidade.

Volkswagen do Brasil

Deixe uma resposta