Policial

Cajazeiras: presos articulavam fuga no dia da eleição

Um revólver calibre 38 e um tablet foram apreendidos durante mais uma Operação Pente Fino na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, na segunda-feira (1º). O diretor da unidade prisional, Jailson de Matos, informou que os detentos estavam planejando uma fuga em massa no fim de semana das eleições. "A gente montou uma operação e desarmou tudo", disse.  No último fim de semana, agentes penitenciários e a Polícia Militar já haviam realizado uma ação no local e apreenderam vários objetos.

- PUBLICIDADE -

 Os policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar em Cajazeiras disseram que as equipes encontraram ainda nas celas munição, droga, aparelhos celulares, baterias e carregadores, espetos artesanais, facas, cachimbos e um aparelho usado para tatuar.

A assessoria de imprensa do 6º BPM disse que o tablet foi encontrado no chão entre o muro externo e o muro interno da penitenciária. A suspeita é que os detentos tenham jogado o aparelho quando perceberam que o local estava sendo revistado. O tablet foi encontrado quebrado. Já a arma estava escondida na parede de uma das celas.

O diretor da penitenciária, Jailson de Matos, disse que descobriu o esquema após um detento fazer a denúncia. De acordo com Jailson, o detento procurou a direção após ser ameaçado de morte por conta de uma dívida no valor de R$ 300. O detento disse que passaria informações em troca da sua transferência para outra penitenciária.

Atualmente o local abriga 155 detentos que estão distribuídos em 25 celas. Cerca de 50 dos detentos são do Complexo Penitenciário Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB 1, em João Pessoa. Eles foram encaminhados para Cajazeiras após uma rebelião que deixou parte do PB1 destruído. Segundo o diretor, o tablet estava na ala dos detentos do PB1 e a arma com os de Cajazeiras.

Ele disse ainda que funcionários da unidade já estavam sofrendo ameaças por um grupo criminoso que seria comandado por presidiários. Pelas investigações, os detentos escolheram o período eleitoral para cometer a fuga, pois os policiais estariam concentrados com as questões das eleições. Dois detentos que foram apontados como proprietários de alguns dos objetos apreendidos tiveram que prestar esclarecimentos.

 


Radar com G1 PB
Foto Sertaoinformado

Deixe uma resposta