Paraíba

Sem chuvas cidades do Sertão da Paraíba podem ter colapso

Sem chuvas a população das cidades de Triunfo e São João do Rio do Peixe podem sofrer colapso de falta d’água. Os açudes que abastecem as populações não encheram este  ano e o abastecimento de água potável pode ser interrompido, caso não chova para abastecer os mananciais.

- PUBLICIDADE -

O caso é ainda mais grave é no município de São João do Rio do Peixe em que o açude do Chupadouro, que abastece a cidade, só tem água potável para abastecer a população durante 30 dias.  Os cerca de 7.000 habitantes moradores da zona urbana estão preocupados com a situação. Caso não chova o suficiente para abastecer o reservatório, o município deverá decretar estado de calamidade pública.

Nesta terça-feira (10), o deputado Estadual José Aldemir (DEM), levou o fato durante discurso na Assembleia Legislativa da Paraíba, logo depois se reuniu com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, que se comprometeu a encontrar uma solução para resolver o problema.

A solução mais viável, a qual já tem um projeto concluído, é a transposição de água do açude Lagoa do Arroz para a adutora que liga a estação de tratamento em São João do Rio do Peixe.
A escassez d’água não se resume apenas aos dois municípios, a maioria dos açudes que abastece as cidades do Alto Sertão está com capacidades muito baixas, segundo a AESA.

Com intensidades pluviométricas muito abaixo da média e inferior aos anos anteriores, muitas cidades do Alto Sertão correm sérios riscos de abastecimentos e preocupa as autoridades que terão que encontrar uma forma para a solução. A medida mais emergente pode ser o abastecimento feito através de carros pipas.

 

Deixe uma resposta