Paraíba

Deputado paraibano discutirá obras da Transposição

JOGANDO A TOALHA: Romero dá sinais de que Grupo Cunha Lima já descarta mandato pra CássioO deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) está propondo a mobilização de todas as forças do Nordeste, particularmente dos Estados que serão contemplados pelas águas do Rio São Francisco, visando a retomada total da Transposição.

- PUBLICIDADE -

Ele inclusive, propôs a solicitação de Audiências com a presidenta da República Dilma Rousseff, com o ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra Coelho, e outras autoridades, visando cobrar providências para a agilização e normalização dos serviços das obras da Transposição.

Defende a união das bancadas da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande e Ceará para exigir do Governo Federal a continuidade da Transposição das obras da Transposição do rio São Francisco.

Romero protestou na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, contra a paralisação das obras da Transposição do rio São Francisco.

Disse o parlamentar, que “fico muito honrado, de mais uma vez usar a tribuna desta Casa. Primeiro, aproveito a oportunidade para fazer um comunicado a este Parlamento e, ao mesmo tempo, a todos os auxiliares diretos da administração federal sobre a paralisação das obras da transposição das águas do Rio São Francisco. Há de nossa parte e de toda a população nordestina o conhecimento da importância dessa obra estruturadora excepcionalmente para o Nordeste setentrional”.

Ao tratar da paralisação, “faço também neste instante um apelo ao ministro da Integração, que é um nordestino conhecedor da importância dessa obra, até porque a sua própria origem fica situada às margens do Rio São Francisco”.

Assinalou Romero que, como paraibano, conhece como ninguém a importância da transposição não apenas para o Estado da Paraíba, mas também para parte do Estado de Pernambuco, para o Estado do Ceará e para o Estado do Rio Grande do Norte. No Estado da Paraíba, falando do eixo Leste, por exemplo, visa levar abastecimento de água, entrando no Estado pelo Município de Monteiro, chegando até o Município de Boqueirão, através do Rio Paraíba, desaguando no Açude Epitácio Pessoa, também denominado de Açude Boqueirão, que abastece vários Municípios.

Inclusive o Município de Campina Grande sofreu num passado não muito distante, recente até, por uma grave crise no abastecimento de água. Basta lembrar que nesta época o Açude Epitácio Pessoa, de Boqueirão, chegou a ter apenas 16% de sua capacidade hídrica. Foi uma grande preocupação não apenas para Campina Grande, porém para vários outros municípios do Compartimento da Borborema, municípios abastecidos pelo Açude Epitácio Pessoa, a iminência, a incerteza da continuidade do abastecimento de água para praticamente um milhão de habitantes. Um milhão de pessoas recebem o abastecimento através de adutoras advindas do Açude Boqueirão.

A transposição do São Francisco visa, sobretudo, nesta área geográfica que relatei neste instante, ser exatamente um ponto importante da sustentabilidade hídrica a todos esses Municípios através do Açude Boqueirão, que abastece várias cidades paraibanas, especialmente Campina Grande, que tem uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, uma cidade que é polo de educação, polo de saúde, polo de tecnologia, com uma indústria forte, um polo comercial pujante.

“E, evidentemente, a questão da incerteza da continuidade do abastecimento hídrico traz toda uma insegurança para todos esses aspectos que estão relacionados à necessidade e à importância da transposição para dar sustentabilidade hídrica ao Açude Epitácio Pessoa e daí aos demais Municípios da região que são abastecidos”, assinalou.

Fica, portanto, mais uma vez, “o apelo nosso. Sou conhecedor da sensibilidade do Ministro, e que ele possa, o mais rápido possível, recomendar, exigir, tomar todas as providências cabíveis no sentido de retomar a obra da transposição do Rio São Francisco, obra, repito, superimportante, redentora para todo o Nordeste setentrional”, concluiu.
 

Deixe uma resposta