Brasil

Dilma anuncia repasse de R$ 10 bilhões para os municípios investirem em saúde

Em um encontro com mais de 4 mil prefeitos, ontem (10), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o governo vai ajudar financeiramente as prefeituras para que elas possam reformar os seus centros de saúde. Dilma garantiu ainda que o governo vai repassar este ano R$ 10 bilhões para os municípios investirem em saúde. "Mesmo sem a aprovação da Emenda 29 (que garante os recursos para o setor), já estamos colocando recursos na saúde", afirmou a presidenta. A regulamentação da Emenda 29 é uma das principais reivindicações dos prefeitos que participam da 14ª Marcha dos Prefeitos. O evento vai até esta quinta-feira (12).

- PUBLICIDADE -

Dilma Rouseff informou que pediu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o levantamento dos principais problemas e um cronograma para as reformas. "Vamos apoiar a reforma das unidades básicas de saúde", disse. A presidenta afirmou que "em breve", apresentará esse cronograma de reformas dos centros de saúde. "Não é correto construir novas unidades sem garantir que o conjunto dos postos de saúde tenha padrão de qualidade em atendimento à população", afirmou.

Sobre a reivindicação dos prefeitos em relação a distribuição dos royalties provenientes da exploração de petróleo na camada pré-sal, a presidenta pediu aos prefeitos que apresentem uma proposta alternativa ao governo. "Peço a vocês que, respeitados os preceitos constitucionais, as entidades municipais possam construir uma proposta que aprimore as condições de distribuição de recursos do pré-sal. Mas, é preciso também debater sobre como usar esses recursos", afirmou.

Dilma ainda pediu aos prefeitos que se empenhem no programa de erradicação da miséria que o governo lançará nos próximos dias. "Conto com a participação dos prefeitos e prefeitas para assegurar igualdade de oportunidades a todos os brasileiros. Os prefeitos foram grandes parceiros no Programa Bolsa Família e, se a participação de vocês for da mesma qualidade daquela do Bolsa Família, vamos conseguir isso", disse.

Deixe uma resposta