Paraíba

Governadores da Paraíba e Pernambuco discutem crime organizado

O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu no final da tarde desta quinta-feira (3), no Palácio da Redenção, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa e o deputado estadual Waldemar Borges. Durante a reunião, os governadores discutiram a necessidade de integração das políticas de segurança entre os dois estados para o combate ao crime organizado e o combate a criminalidade.  

- PUBLICIDADE -

Ao lado do secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, do secretário executivo do governador, Lúcio Flávio, e do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), o governador Ricardo Coutinho discutiu com Eduardo Campos assuntos relativos à educação, segurança e sobre as medidas tomadas para garantir o equilíbrio fiscal e financeiro e os ajustes para que a Paraíba se adeque à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ao final do encontro, todos seguiram para prestigiar a inauguração do novo campus da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa e participaram de um jantar na Granja Santana, residência oficial do governador.  

Ricardo ressaltou a importância da integração das polícias da Paraíba e Pernambuco e pontuou como o caminho para reduzir a criminalidade, já que o crime organizado não está restrito apenas a uma unidade da federação e está permeando as fronteiras.  Ele ressaltou que é importante a adoção de ações de inteligência conjunta com Pernambuco e outros Estados para que a problemática momentânea da criminalidade na Paraíba seja superada.

Na avaliação de Ricardo Coutinho, a visita do governador foi importante para discutir o  desenvolvimento estabelecido para os dois Estados, a participação da Paraíba na captação de empresas que possam ser fornecedoras para o Porto de Suape e a retomada da ligação das vias entre PB e PE com o início do asfaltamento da rodovia Sumé/Congo, que faz fronteira com Pernambuco.

“O Governo da Paraíba está começando essa jornada de desenvolvimento enquanto Pernambuco vive isso há quatro anos em uma gestão comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade na gestão de Eduardo Campos. Estamos com 33 dias, mas tenho certeza que essa caminhada será célere no sentido de construir alternativas de desenvolvimento sustentáveis”.

O governador Eduardo Campos ressaltou o desejo de cooperação entre os dois Estados na segurança e que esse processo começou desde a transição com o secretário de Segurança Cláudio Lima, que contribuiu muito para o êxito no combate à criminalidade em Pernambuco.  “Tenho certeza que o novo secretário estará ajudando as polícias da Paraíba a poder dar um salto em termos de segurança pública. Assim como fez na condução do Pacto pela Vida”, destacou.

O governador de Pernambuco relatou a dificuldade que tem tido com a ação da quadrilha que atua na explosão de Caixa Eletrônicos, assim como tem ocorrido na Paraíba. De acordo com Campos, de novembro até agora foram 60 caixas explodidos em Pernambuco e, por isso, está sugerindo que as prefeituras exijam que os bancos instalem câmaras filmadoras nos caixas eletrônicos para a concessão de alvarás de funcionamento.

Reunião com a presidente – Eduardo Campos ressaltou que na primeira reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores, no dia 21 de fevereiro, em Aracaju, irá levar um conjunto de pleitos nas áreas de infraestrutura para que todos os Estados cresçam com inclusão social. “Vamos seguir o caminho da unidade do Nordeste para os grandes pleitos que muitas vezes são comuns porque para nossa gente, dificuldades e sonhos são os mesmos. Para isso, é preciso união para a viabilização de projetos estruturadores para a economia e a vida das pessoas”.    
        

Deixe uma resposta