Paraíba

Alunos da escola estadual Dondon Palitot estudam em casa improvisada e sem teto

Em São José de Piranhas a situação de uma escola infantil improvisada em uma residência, está tirando o sono de muitas mães de alunos, onde até a cozinha virou secretaria.

- PUBLICIDADE -

A situação de 130 alunos do 1° ao 5° ano da Escola Estadual de Ensino Infantil, Dondon Palitot, em São José de Piranhas, vem chamando atenção da população pelo descaso com os estudantes e funcionários. A reportagem do portal Radar sertanejo foi convidada para ir ao local e constatou de perto as péssimas acomodações dos estudantes.

Segundo informações da professora, Adriana Holanda, há mais de 60 dias os alunos foram retirados às presas do prédio da escola Dondon Palitot, onde estudavam,  para uma reforma no prédio. Segundo a professora,  a 9ª Regional de Ensino estabeleceu um prazo de 60 dias para a reforma, mas já faz 90 dias e a reforma da escola está paralisada.

O governo do estado não tomou nenhuma providência para acomodar os estudantes em outro local adequado. Para não prejudicar os discentes os próprios professores se encarregaram de conseguir um espaço, mas o local conseguido não apresenta nenhuma condição para o  ensino.

São 130 alunos acomodados em três pequenos compartimentos e um corredor, este não tem telhado e os alunos ficam expostos ao sol e ao relento. A cozinha é improvisada e funciona também como secretaria e o único banheiro  tem de servir  para as 130 crianças entre meninas e meninos.

A direção da escola explica que as aulas estão encerrando às 10 horas por falta de condições. “Não é possível que um aluno tenha como se concentrar sob uma temperatura de 32°C sobre a cabeça.”  Afirma uma professora que pediu para não ser identificada.

A direção ainda relata que já pediu providências a regional de ensino em Cajazeiras, através do diretor Padre Francivaldo Albuquerque, mas não obteve nenhuma resposta positiva com relação ao assunto.

Deixe uma resposta