Política

Governo entrega barragem de Acauã-Mirim neste domingo

O governador José Maranhão inaugura, às 11h deste domingo (02), no município de Salgado de São Félix, a Barragem de Acauã-Mirim, que faz parte do Sistema Adutor de Acauã, construída no Plano das Águas do Governo Maranhão, e que recebeu esse nome por sua semelhança arquitetônica com a adutora.

- PUBLICIDADE -

Trata-se de uma obra com três funções: Ponte, passagem molhada e barragem de nível.

Enquanto integrante do sistema adutor, Acauã-Mirim permite a elevação das águas do rio Paraíba, possibilitando a capacitação para o abastecimento do município de Salgado de São Félix e Mogeiro.

Como ponte, a obra diminui em 30 quilômetros a distância da região do Baixo Paraíba até a BR-230.

Além da utilidade de Acauã-Mirim nas áreas de abastecimento d´água e interligação rodoviária é de se ressaltar também sua importância como aparelho de turismo e lazer.

“Em dias feriados e finais de semana é grande o número de pessoas que vêm a Acauã-Mirim para horas de diversão”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (SEMARH), Francisco Sarmento.

Está previsto para o mês de junho a inauguração do Sistema Adutor de Acauã, obra correspondente a investimentos no valor de 67 milhões de reais.

Segundo Sarmento, a adutora de Acauã, que sai da barragem do mesmo nome, abastecerá uma população superior a 135 mil habitantes de dez municípios paraibanos: Itatuba, Ingá, Juarez Távora, Zumbi, Salgado de São Félix, Mogeiro, Juripiranga, Pilar, São Miguel de Taipu e Itabaiana.

Esse último será o mais beneficiado por ter uma população projetada para 2025 da ordem de 40 mil habitantes.

Da Secom-PB

Deixe uma resposta