Esporte

Chuvas elevam para quase 50% volume do açude Bartolomeu em Bonito de Santa Fé

Açude Bartolomeu I, reservatório que abastece a cidade de Bonito de Santa Fé

O açude Bartolomeu, reservatório que abastece a cidade de Bonito de Santa Fé no Alto Sertão paraibano, recebeu um considerável ganho no volume hídrico com as chuvas registradas neste mês de abril. Conforme dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório recebeu uma recarga que já soma mais de 8,2 milhões de metros cúbicos de água. Com isso o volume de água acumulada no açude Bartolomeu subiu para 47%, com valores arredondados.

- PUBLICIDADE -

Conforme dados oficiais registrados pela Aesa, neste mês de abril choveu 149,7 mm, um volume abaixo da média da maioria dos municípios da região, mesmo assim, o açude recebeu um aporte acima do esperado pela população, já que em anos anteriores o manancial chegou a entrar em colapso e a cidade ficou sendo abastecida por carros pipas.

Previsão de mais chuvas

Segundo a Aesa, nesta segunda-feira (16), a alta concentração de umidade presente no ar deverá deixar o tempo instável e com ocorrência de chuvas localizadas em boa parte do estado da Paraíba. A previsão para as regiões do Sertão e Alto Sertão do estado para o início de semana é de nebulosidade variável com ocorrência de chuva.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta