Uma volta ao redor do mundo e o povo em sociedade

Por: Francisco Inacio Pita

A frase uma volta ao redor do mundo, não significa que você deve viajar em um transporte terrestre ou aéreo ao redor do universo, fazendo um círculo de 360°, mas vivenciar a sua vida do momento em que você começou a entender o planeta até os seus dias atuais. Eu por exemplo, devo lembrar da minha primeira aula, da minha primeira bicicleta, do primeiro verso que fiz, do lançamento do meu primeiro livro, da compra da minha primeira moto, quando comprei o primeiro carro, lembro do meu casamento, do nascimento do primeiro filho, enfim, estou fazendo um relato de tudo que se passou comigo no decorrer do tempo vivido.

- PUBLICIDADE -

Aconselho você fazer o mesmo, principalmente se estás desestimulado ou passando por um momento de ansiedade ou uma leve depressão, muitas vezes quando lembramos dos momentos bons ocorridos em nossa vida, começamos a entender que temos uma certa importância dentro da sociedade, conseguindo o apego de viver até quando Deus quiser. Você deve fazer ao ler este trabalho, um relato de tudo que aconteceu com você. Significa dizer de forma figurada que você está percorrendo uma volta ao redor do seu mundo.

O segundo ponto do nosso trabalho está relacionado a convivência na sociedade, jamais ninguém consegue viver independente ou isolado dentre de uma população. Por outro lado, e com base na experiência que tenho na vida, toda pessoa em seu estado mental adequado, deve se relacionar com outras pessoas para resistir, levar a frente os seus projetos e seguir adiante com sucesso. Isso pode ser válido para pequenas e grandes fábricas, grandes ou pequenas empresas, grandes e pequenos comerciantes e assim vai, sem a presença e a colaboração de outras viventes, o seu empreendimento jamais consegue sobreviver, ter os seus lucros e crescimentos. É o famoso “toma lá e dá cá”.

Para uma melhor sobrevivência, todas as pessoas necessitam de um espaço, uma organização, além outros itens diferentes que formam um confinante da mesma sociedade, todos precisam de uma referência e uma sequência para escapar bem. Por sinal, está comprovado que o ser humano consegue viver isolado de outras pessoas.

O mundo é formado por uma associação igual ou diferente, até os animais irracionais precisam viver organizados em sua comunidade, sobrevivendo até certo ponto dependente de outros animais da mesma espécie ou classe diferente. A onça, por exemplo, precisa de outros animais menores para se alimentar e sobreviver. Assim segue no reino animal, os vegetarianos se alimentam de plantas e ou carnívoros de outros animais de forma natural.

Na sociedade humana não é diferente, todos vivem em comum, cada pessoa pode até sobreviver independente financeiramente, mas necessita de algo ou de alguém para seguir a sua caminhada. Quando imaginamos ser independente, já começamos a errar, a independência total é um fator que não acontece em nosso universo, por mais orgulhoso e arrogante que você seja, jamais consegue viver sozinho na terra. Há pessoas que dizem: “meu Deus é o meu dinheiro.” quem assim avança não deve lembrar que precisa dos seus empregados para cuidar dos seus negócios, das suas empresas, zelar a sua residência, fazer a comida e enfim, ninguém consegue viver sem a ajuda de outra ou outras pessoas, mesmo orgulhoso e se achando o dono da verdade, sem a presença de outras criaturas mesmo humildes ou não, a pessoa que compreende ser formidável e audacioso não consegue sobreviver bem sem a ajuda de outros sobreviventes. Muitos compreendem ser poderosos e independentes por que estão pagando o serviço, mas se não existir empregados como ele vai sobreviver e crescer seus empreendimentos. A sua obrigação é pagar pelo serviço prestado e ficar devendo o favor.

A sequência da vida humana é um fator que necessita de um bom relacionamento com todo o universo, seja com pessoas de posição social diferente da sua ou da mesma situação social e financeira, poder econômico igual, maior ou diferente do seu, e assim vai, isso tem uma grande importância geral em sua vida, mas nunca se esqueça de ser uma pessoa do bem, sendo assim, tudo muda para melhor na sua vida em todos os sentidos, nunca deixe de lembrar que a sua felicidade depende da felicidade de outras criaturas, quem faz o bem quando vai, nunca se perde voltando.

Mote: quem faz o bem quando vai / nunca se perde voltando.

O poderoso às vezes pensa
que tem poder toda hora
de repente vai embora
arrogância não compensa
a vida às vezes é imensa
mais pode estar se acabando
você não está notando
se for bom vai ao pai
quem faz o bem quando vai
nunca se perde voltando.

Fazer o bem é legal
traz bastante emoção
muita luz e boa ação
de forma sensacional
a vida tem bom sinal
a bondade vai chegando
você vai prolongando
e ninguém nunca lhe trai
quem faz o bem quando vai
nunca se perde voltando.

Não esqueça da verdade
conserve a sua paixão
procure ter condição
de viver em sociedade
faça a boa amizade
o bem vai lhe acompanhando
esteja sempre lutando
só assim você não cai
quem faz o bem quando vai
nunca se perde voltando.

O amor que acontece
na nossa reta seguida
é o progresso da vida
vem porque você merece
Jesus nunca lhe esquece
porque você está amando
sempre ao outro ajudando
e nunca ninguém lhe trai
quem faz o bem quando vai
nunca se perde voltando.

Pela nossa caminhada
de vivência todo dia
teremos muita alegria
no decorrer da estada
leve a vida animada
sempre o bem festejando
nunca prossiga enganando
e ficando com vai-não-vai
quem faz o bem quando vai
nunca se perde voltando.

Finalizo esse artigo
com a paz no coração
com Deus na minha visão
e sem medo do perigo
porque Deus está comigo
quando for ou retornando
ele sempre fica olhando
e da minha vida não sai
quem faz o bem quando vai
nunca se perde voltando.

Muito obrigado a todos e até ao nosso próximo encontro.

______________

Francisco Inácio de Lima Pita  — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.