A covid-19 e o aumento dos casos no Brasil

Imagem reprodução

Por que será que a covid-19 ganhou espaço em todo o universo e principalmente no Brasil. Indagação difícil de responder, por que existem várias respostas para o referido tema. É notável no Brasil, existência ou não de todos os casos publicados, ao que parece muitas doenças estão sendo contabilizadas nas estatísticas de mortes por covid-19, há muitas insinuações neste sentido, ou a geração de uma politicagem barata está no ar para atormentar as pessoas, como: depressão, ansiedade, onde está comprovado que pela crise gerada, aumentou os casos de suicidas no Brasil.

Várias opiniões são pronunciadas pelos estudiosos, Cientistas, Epidemiologistas, médicos clínicos gerais, OMS, Ministérios da Saúde, e outros órgãos e instituições que lidam com a saúde pública e privada do nosso país, a diversidade de informações ou disse e não disse é muito grande, cenas de corrupções estão sendo apuradas, coisa de um país onde muitos gestores do dinheiro público procuram se dar bem e o povo é que se cuide.

Todos os estudiosos envolvidos estão de acordo com aplicação de vacinas em massa como a principal solução para controlar o tal vírus, mas no momento atual, não devemos desprezar as regras de prevenção como: uso de álcool em gel ou álcool 70%, lavar constantemente as mãos com água e sabão, usar máscaras e não formar aglomerações em ambientes fechados ou abertos, mesmo depois de vacinado.

Não sou colunista partidário, posso provar, você só precisa ler as cinco mais recentes publicações. Sempre que falamos mal o presidente da república tem sempre alguém pensando que sou da esquerda. Devo adiantar que não tenho lado partidário.

O que observamos no início da pandemia e no desenvolver dela, o nosso presidente não levou a sério, o presidente do chile começou a negociar as vacinas no mês de novembro de 2020, diferente do Brasil onde o nobre presidente Jair Bolsonaro ficou conhecido mundialmente pelas frases: “Isso é uma gripezinha, tome cloroquina, se tomar vacina vai virar jacaré e não vou atrás de vacina, eles que venham atrás da gente, nosso mercado é muito grande.” Se Bolsonaro pronunciou estas frases em forma de brincadeira, foi uma brincadeira de mal gosto, porque quem perdeu os seus entes queridos jamais vai entender este comportamento sem diplomacia do nosso presidente da república.

O presidente da república parece que estava pensando diferente da ciência, da Organização Mundial da Saúde e outros órgãos de defesa da pandemia, ele pode ser considerado por muitos como um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos no Brasil, mesmo que seus defensores não concordem. Nota-se também que o presidente após a nomeação do novo ministro da saúde mudou um pouco o seu comportamento, parece que tem bons planos para o controle da pandemia. Ver-se no novo ministro competência e disposição para trabalhar, resta saber se Jair Bolsonaro vai dar carta branca ao novo ministro, já que de saúde o presidente não entende nada, com o novo ministro tem tudo para melhor apesar de ser um pouco tarde.

O verdadeiro motivo do aumento dos casos da covid-19: foi o destino ou a falta de planejamento do Governo Federal? Ou por que ele levou na brincadeira o que deveria ter levado a sério? Ou o povo é o principal culpado por tudo isso? Estamos apenas perguntando e perguntar não ofende desde que a pergunta não atinja a dignidade pessoal do indagado.

Notamos que o presidente da república Jair Bolsonaro não planejou a compra de vacinas no momento certo, mandou durante a pandemia muito dinheiro para os estados e não cumpriu a segunda obrigação que era fiscalizar a aplicação desse dinheiro. Segundo denúncias na imprensa brasileira, a governadora do RN e o governador do RS usou parte dessas verbas para atualizar folha de pagamento, citei dois exemplos, mas tem outros governadores na mira da justiça, vamos ver se isso vai ter punição no final da reta, ou vai ficar como algumas CPI que se tornaram em quase nada, aqui no Brasil CPI é sinônimo de sentido errado, a maioria deles são arquivadas sem nenhum resultado e punição para os culpados.

Observamos que no Brasil houve um aumento exagerado de casos da covid-19 nos últimos meses, também se sabe que foi falta de planejamento dos governadores dos estados, eles não se preveniram, achando que a doença tenha acabado, simplesmente porque houve uma diminuição, muitos gestores montaram hospitais de campanha, na maioria dos estados desativaram os referidos hospitais somente por que houve uma diminuição nos casos, foi muito dinheiro investido e jogado fora. Quem acaba sofrendo as consequências do mau gerenciamento do dinheiro público não só em relação a covid -9, mas de forma geral, é o povão que não pode pagar um plano de saúde de qualidade para se cuidar. Os que tem seus planos de saúde de qualidade, assistência geral paga por nossa conta quando precisam, como é o caso da maioria dos políticos, sempre vão se dar bem, mas o povão fica sempre à mercê da sorte e da assistência do SUS que é mais uma instituição para consumir o dinheiro público e prestar um serviço de má qualidade em várias situações.

Outro ponto que não podemos esquecer nesta pandemia, é a politicagem e a má aplicação do dinheiro público, falta de planejamento de alguns gastões que gastou o dinheiro com coisas que não ajudou a combater a covid-19, publicação de decretos mal planejado, boa parte da população que não levou a sério as medidas de prevenção orientada pela ciência. Os estudiosos e pesquisadores, ajudaram muito e contribuíram, mas infelizmente muita gente não levou a sério, ajudou no avanço do vírus e a contaminação em todo o universo, principalmente no Brasil onde muitos não têm educação, respeito ao próximo e outros comportamentos semelhantes. Só resta agora orar e pedir a Deus a sua eterna proteção, e se cuidar com mais responsabilidade e respeito ao próximo, amém.

Por Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

 

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz.

pittadoradio@gmail.com