MUITA CHUVA

Com risco de açude se romper, moradores são orientados a deixar casas em Conceição

Foto reprodução: Gilberto Ângelo

A noite desta segunda-feira (22) na cidade de Conceição foi de tensão e aflição, depois que foi anunciada a possibilidade do rompimento da parede de um pequeno açude que fica ao lado do açude Serra Vermelha, localizada na Ladeira Vermelha, a cerca de 3 quilômetros do Centro da cidade. A preocupação aumento no início da noite depois de cair uma chuva que mediu 100mm em alguns pluviômetros, instalados em residências de moradores, que residem, justamente nas proximidades do manancial.

- PUBLICIDADE -

Preocupado com essa possibilidade, o prefeito Samuel Lacerda tomou medidas emergenciais e enviou equipes para fazer a limpeza na parede do açude.

Mais tarde, já à noite, uma equipe da defesa civil do município mapeou os locais de riscos em caso do rompimento da parede do açude e orientou os moradores a deixar suas residências, afim de evitar um desastre.

Por questões de segurança, depois de receber a visita da equipe da defesa civil do município, muitas famílias evacuaram suas residências. A orientação foi para que a evacuação dos imóveis fosse por um dia.

Nesta terça-feira (23), equipes da secretaria de agricultura vai intensificar os serviços na parede do açude.

Ao lado deste manancial está o açude Serra Vermelha, o segundo maior do município, que durante muitos anos abasteceu as residências da cidade, através da Cagepa. O Serra Vermelha tem capacidade para 11.801.173m³ de água. O açude está a pouco mais de 5 metros para a sua sangria.

.

Vale do Piancó Notícias

Deixe uma resposta