ITAPORANGA

Opera Paraíba itinerante realiza mais 90 cirurgias gerais no Vale do Piancó

Oprograma Opera Paraíba, nesse último fim de semana, realizou uma nova ação itinerante de cirurgias eletivas no Hospital Distrital de Itaporanga. Até o último domingo (24) foram oferecidos 94 procedimentos, na especialidade de cirurgia geral, sendo realizados uma média de 30 por dia. O Opera Paraíba é uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento.

- PUBLICIDADE -

O cabeleireiro Edmilson Sanches, de 52 anos, conta que estava ansioso pela realização da cirurgia de retirada de hérnia. “Eu trabalho como cabeleireiro e Guarda Municipal e às vezes sentia tantas dores, que me impediam até de ficar em pé. Agora, com essa oportunidade, creio que vai ficar muito melhor, só de conseguir trabalhar, é tudo pra mim,” relata.

A usuária Gilvanira Neves também foi uma das contempladas com a cirurgia de vesícula por meio do programa. “Esse meu problema atrapalha bastante, porque sempre eu precisava estar no hospital pra aliviar as crises, e agora vai mudar tudo, porque vou ter uma vida melhor, que quando a gente se livra de uma doença, a gente tem bem-estar,” conta.

A diretora-geral do hospital, Shirleyanne Brasileiro, explica que a presença do programa na unidade beneficia a população de quase 20 cidades da região. “É com muita alegria que recebemos mais uma vez o Opera Paraíba, contemplando todo o Vale do Piancó, com cirurgias gerais e ginecológicas, atendendo homens e mulheres de 18 cidades aqui da região. Depois do programa, os paraibanos aqui do sertão não precisam mais pegar estrada e viajar por horas para fazer uma cirurgia,” enfatiza.

O acesso aos procedimentos no hospital se dá por meio da regulação por meio da Central Estadual de Regulação do Programa Opera Paraíba, onde o usuário encaminha a solicitação de cadastro junto às USFs das Secretarias de Saúde de cada município paraibano.

Deixe uma resposta