CULTURA E FÉ

Crença, fé, ciência, tradição e esperança de bom inverno no dia de São José

Fé, tradição e esperança. A data é marcante para o sertanejo, que como disse Euclides da Cunha no livro “Os Sertões, “é antes de tudo, um forte. O 19 de março é o dia em que o sertanejo olha ao céu com mais esperança do que o habitual, costuma fazer uma prece ao santo querido. A chuva é motivo de alegria e esperança.

- PUBLICIDADE -

O Dia de São José é comemorado hoje, terça-feira (19/03) e a chuva nesta data é muito aguardada por agricultores devotos nordestinos, pois é sinônimo de fartura da colheita. Não existe uma data específica de quando se começou a homenagear São José pelas chuvas, mas a crença existe há séculos, visto que São José foi pai de Jesus e trabalhava no campo.

Para o nordestino, o Dia de São José tem um significado especial. Eles acreditam que se chover até esta data, o ano terá boas chuvas e, como consequência, uma boa colheita. A ciência procura dar uma explicação da crença popular de que chuva até o dia de São José é sinal de boa colheita. Os meteorologistas afirmam que há uma explicação científica para isso, relacionada ao equinócio de outono no Hemisfério Sul.

Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a crença tem um embasamento científico e está relacionada com o período chuvoso nas regiões da Paraíba. Marle explica que nas regiões do Cariri e do Sertão, a época com mais registros de chuva é entre os meses de fevereiro e maio. Já no Agreste, Brejo e Litoral paraibano, este período começa em abril e vai até julho.

“Como o Dia de São José está no fim da estação chuvosa de algumas regiões e na pré-estação das outras, a tendência é de que o dia possa ter chuvas isoladas e demonstrar como pode se comportar o período seguinte”, disse Marle Bandeira.

O Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Enio Souza, explica que o principal sistema causador de chuva, responsável pela maior parte das chuvas de fevereiro a maio, no semiárido do Nordeste, é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Segundo ele, em dezembro, quando acontece o solstício de verão, a ZCIT costuma estar no hemisfério norte. Nos três primeiros meses do ano, ela migra para o sul e, tipicamente, atinge o norte do Nordeste em fevereiro.

De acordo com os meteorologistas, quando a faixa de nebulosidade migra para o sul mais cedo, tende a produzir um período mais longo de chuvas. A data considerada limite para ter uma previsão é o dia 20 de março, equinócio de outono, data em que o sol estará sobre o equador e passará a iluminar, em maior parte, o hemisfério norte.

Alguns agricultores da Paraíba estão com a expectativa de que as chuvas de inverno possam garantir uma colheita farta em 2024. Em muitos municípios, os agricultores já preparam a terra para o plantio e amanhecem esse dia 19 de março com a enxada na mão e os olhos para o Céu.

Reginaldo Pedro conhece bem os segredos da agricultura. Ele contou que “vive na roça” desde criança, e todos os anos, sempre que se aproxima o mês de março, começa a preparar a terra para o plantio.

Na zona rural de Campina Grande, o agricultor Ronaldo Barbosa de Oliveira, 69 anos, tem uma larga experiência com os anos de chuva e seca. O 19 de março é o dia em que ele em especial, olha ao céu com mais esperança do que o habitual. A prece feita no dia do santo querido, é por chuva.

Deve chover em várias regiões da Paraíba, nesta terça-feira (19), Dia de São José. A previsão é da meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Marle Bandeira.

“A combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade presente do ar, deverá contribuir para a presença de chuvas pontuais principalmente nas regiões do alto Sertão nos períodos da tarde e da noite. Já nas demais regiões poderão ocorrer chuvas pontuais a qualquer hora”, disse Marle Bandeira.

Carpinteiro de Nazaré, agricultor e homem justo. De acordo com a Igreja Católica, José foi o homem escolhido por Deus para representar o pai de Jesus Cristo. Além disso, outro fator que marcou a vida de José foi o trabalho. Ele também é conhecido como padroeiro dos trabalhadores e São José Operário, cuja data é celebrada no dia 1° de maio Dia do Trabalho.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe uma resposta