CURSOS PROFISSIONALIZANTES

ParaíbaTEC Agricultura Familiar inicia atividades em 40 municípios paraibanos

Quarenta municípios paraibanos deram início às aulas do ParaíbaTEC Agricultura Familiar. Estão sendo ministrados 44 cursos – ofertados por meio do Edital 017/2023 – para mais de 1500 alunos. A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

- PUBLICIDADE -

Os cursos têm por objetivo fortalecer a agricultura familiar na Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores familiares e dos Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos e pescadores artesanais). Além disso, buscam o desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem, cada vez mais, espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.

Entre as formações oferecidas, estão os cursos de Produtor Agropecuário, Apicultor, Preparador de Doces em Conserva, Organizador de Eventos, Agente Cultural, Agricultor Orgânico, Microempreendedor Individual, Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais, Operador de Computador, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, além de outras oportunidades.

ParaíbaTEC – Programa colaborativo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o ParaíbaTEC visa ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino estadual, estabelecendo uma ponte entre as escolas públicas e a comunidade, o programa incentiva o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar, promovendo a elevação da escolaridade e aprimoramento da qualidade do ensino profissional.

Deixe uma resposta