Enem 2023

Ar-condicionado não ameniza calor de 37º C que atrapalha candidatos do Enem no Sertão

Raylan Victor — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Sol forte e temperatura nas alturas. Esse foi o cenário que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 enfrentaram em Sousa, no Sertão da Paraíba, neste domingo (12). Um deles desses participantes é Raylan Victor Alves, de 18 anos. O jovem contou que o ar-condicionado da sala em que estava não deu conta de controlar o calor e que os fiscais precisaram até ligar um ventilador para reforçar a ventilação no espaço.

- PUBLICIDADE -

“Foi complicado [fazer a prova assim]. O ar-condicionado não tava colaborando. Como tinha muita gente na sala, ficou quente. Teve que ligar até o ventilador pra dar uma amenizada”, reforçou.

A previsão do tempo indicava uma temperatura máxima de 34º C para este domingo em Sousa, mas os termômetros chegaram a marcar 37º C. Além disso, a cidade está sob dois alertas de perigo de baixa umidade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Todos esses fatores contribuíram para prejudicar o desempenho do estudante na prova.

“Atrapalhou um pouco. Ficava suando as mãos, fazendo a caneta escorregar. Isso desconcentra muito”, explicou.

E como nada dava conta de reduzir o calor, o jovem contou apenas com duas estratégias: beber água e usar o caderno de prova para se abanar.

Raylan fez a prova em uma escola da rede estadual localizada na cidade. Ele quer cursar Engenharia Civil. Por conta da afinidade com a área de exatas, gostou mais desse segundo dia de exame em que respondeu questões de matemática, biologia, física e química.

.

*Fonte: g1 PB

Deixe uma resposta