PROCEDIMENTO ENDOVASCULAR

Procedimento endovascular inédito no Sertão da Paraíba evita perda de membro inferior de paciente

As ações de interiorização e fortalecimento da atenção à saúde no interior do estado promovidas pelo Governo da Paraíba evitaram que uma paciente de 75 anos sofresse a amputação de uma perna. O procedimento de salvamento de membro ocorreu nessa quinta-feira (19) no serviço de hemodinâmica localizado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, com a realização do 1º Kissing Stent do sertão da Paraíba, que consiste na colocação de dois stents (pequenos dispositivos tubulares que se expandem) para abrir as artérias ilíacas e aorta.

- PUBLICIDADE -

O Hospital Regional de Patos, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), faz parte da rede de hemodinâmica implantada este ano pelo Governo da Paraíba, por meio do programa Coração Paraibano, que abrange três hospitais, nas três Macrorregiões de Saúde. São duas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; uma no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; além do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

A paciente atendida nessa quinta-feira com o procedimento endovascular é diabética, hipertensiva, ex-tabagista e apresentou necrose de alguns dedos do pé direito. De acordo com o coordenador da cirurgia endovascular do serviço de hemodinâmica de Patos, Jânio Rolim, a paciente ainda terá que amputar três dedos do pé direito e, caso não tivesse realizado o Kissing Stent, possivelmente, teria que amputar a perna da paciente na altura da coxa.

“A realização deste procedimento foi possível graças a este equipamento de hemodinâmica instalado em nossa unidade. A maior contribuição é podermos fazer tais procedimentos em Patos, no sertão paraibano, em um hospital que atende uma região de uma população de algo em torno de 500 mil habitantes, desafogando os grandes centros como João Pessoa e Campina Grande”, afirmou o gestor.

Para Kamila Leite, enfermeira coordenadora de Práticas de Assistências da Hemodinâmica de Patos, a realização do procedimento mostra a evolução no tratamento de pacientes com alteração sanguínea de membros inferiores que é feito na Paraíba. “Aqui vemos o SUS sendo aplicado de forma efetiva e com alta tecnologia para os sertanejos. A saúde paraibana está cada dia avançando e a PB Saúde vem trazendo todo esse investimento para quem tanto necessita”, disse.

Deixe uma resposta