NA SERRA DE SANTA CATARINA

Força-tarefa com monitoramento terrestre e aéreo controla principais focos do incêndio no Sertão da Paraíba

O monitoramento terrestre e aéreo realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto com a atuação das entidades envolvidas na força-tarefa, aponta que o maior foco de fogo do incêndio na Serra da Santa Catarina se aproxima do controle.

- PUBLICIDADE -

Foram mapeados 32 focos de queimadas, espalhados em uma área de aproximadamente 270 hectares e a força-tarefa já controlou os principais, impedindo que as chamas chegassem ao parque estadual.

Os relatórios ainda demonstram que o incêndio florestal atingiu totalmente ou parcialmente 21 propriedades e posses rurais, sendo 12 no município de São José de Piranhas e nove em Nazarezinho. A área atingida na sua maioria é o terço superior do topo da montanha da Serra do Boqueirão, extensão da Serra da Santa Catarina.

Os dados foram obtidos a partir de satélites meteorológicos, de radar, geoespaciais e cadastrais, compilados das plataformas de gestão de informações fundiárias do Meio Rural Brasileiro (SIGEF), do Incra, das propriedades e posses rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (SICAR), bem como da base aérea – Ortofotocarta georreferenciado em SIRGAS 2000 – e cadastral do PDSFN (Projeto de Desenvolvimento do Sistema Fundiário Nacional/Projeto Nordeste/PAPP).

A secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camarense, destacou que a atuação da Semas foi rápida e minimizou os danos. “Assim que a denúncia chegou em nossa Secretaria, validamos e ficamos em monitoramento. Logo após a constatação do aumento do fogo, a sala de situação foi montada e em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e PrevFogo foi possível conter e realizar um trabalho preventivo. Através do trabalho da força-tarefa, conseguimos diminuir os danos causados por esse incêndio”, afirmou Rafaela Camaraense.

Para aumentar a eficiência do trabalho, os brigadistas do PrevFogo ficarão acampados até que o fogo seja apagado. As equipes do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Acauã vão realizar a entrega dos suprimentos para os brigadistas.

PHOTO-2023-10-04-10-19-44.jpg

Os trabalhos permanecem ainda com a contribuição do Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental e Grupo Tático Aéreo da Polícia Militar, além da equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade e brigadistas do Prevfogo/Ibama.

As Prefeituras das cidades de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e São José de Piranhas estão ativamente envolvidas desde o início da operação, participando como guias junto à equipe de combatentes, providenciando infraestrutura física e apoiando com um programa de comunicação preventiva – transmitindo um alerta nas rádios difusoras e outros veículos de comunicação local.

Até o momento, não houve registro de pessoas e nem animais de rebanho e silvestres machucados ou mortos. De toda forma, no caso de qualquer registro, na localidade existe pessoal habilitado para efetuar resgate, salvamento e manejo.

O incêndio – Na última segunda-feira (25/9), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recebeu uma denúncia de focos de fogo, na Serra da Santa Catarina. A partir da validação, um protocolo de situação foi seguido.

Dois dias após, de acordo com o monitoramento, os focos de fogo passaram de dois para dez e uma sala de situação foi elaborada para realização de um monitoramento. Uma força-tarefa foi montada com a presença da equipe técnica da Semas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e brigadistas do PrevFogo/Ibama.

Deixe uma resposta