CONFIRA DICAS

O que é uma dissertação crítica e como aplicar ela no seu texto?

Fonte: Unsplash.com

Todos em uma fase da vida já devem ter lidado com um texto opinativo e achado que ele é extremamente complicado de fazer logo no começo dos estudos. Para poder elaborar um texto da melhor maneira possível é necessário entender como se faz o texto, o que é categorizado como texto de dissertação e finalizar esse processo da melhor maneira possível.

- PUBLICIDADE -

Dissertação crítica? Preciso saber disso? 

Todo texto que possui alguma opinião pode ser considerado como uma crítica. Logo quando estamos falando de dissertação crítica é possível notar que esse é um texto mais elaborado e que podemos considerar alguns elementos que vão definir os melhores aspectos para fazer esse artigo. 

Muitos cursos pedem que uma dissertação crítica seja entregue em algum ponto dos estudos, isso significa que é preciso saber como que o texto é feito e quais as melhores técnicas para fazer o seu texto. 

Esse texto tem caráter de exposição, o autor coloca as suas ideias de uma forma em que ele não se caracteriza dentro de texto. Ou seja, o autor não existe, apenas as suas ideias. Nesse momento é preciso saber como se argumentar, trazendo palavras e um texto que seja coerente e que possa ser em um número limitado de palavras. 

Algo que é importante notar é que esse texto precisa ser de conhecimento do autor. O conteúdo precisa ser de conhecimento prévio do autor, que precisa ter uma ampla gama de conhecimentos e um bom nível de leitura e conhecimento da sociedade. 

Como fazer uma dissertação?

Fonte: Unsplash.com

Pode parecer complicado, mas fazer uma dissertação crítica é mais fácil do que parece, ele precisa ser um texto simples, que foca na opinião do autor do texto e que é feito inteiramente em cima disso, por isso só precisa saber qual a estrutura do texto e como que ele pode ser feito. 

Por isso é preciso saber se posicionar diante de um problema, saber quais os argumentos que vão ser expostos, entender como que o tema é feito, quais os argumentos que você vai utilizar ao longo do texto e entender um bocado sobre o que é o mais atual em termos de temas com relevância. 

Além de tudo isso, é legal que você também tenha fontes de dados que são confiáveis. O que isso quer dizer? Que apesar de fontes do whatsapp serem confiáveis, a maioria das correções são feitas com base em livros que são conhecidos. Aqui você pode ter um conhecimento sobre livros, vídeos, artigos cientificos e ainda muitos outros assuntos que podem vir a ser elaborados em um determinado texto. 

Assim, uma estrutura básica que pode ser usado para sua dissertação está abaixo:

  • Introdução: Coloque uma frase inicial para situar o leitor sobre qual o período que você vai falar e qual o local. Após isso é necessário simplificar seus argumentos em forma de frases, podendo se até três. Coloque uma frase simples que faça a ligação entre a conclusão e o desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: Aqui pode ser feito todo o desenvolvimento e explicação do seu artigo, fale um pouco sobre qual os melhores aspectos desses argumentos, explique o porque você acredita nisso. Tudo isso de forma simples e que não se coloque no artigo, nada de “eu” ou “acho”.
  • Conclusão: Por fim aqui é preciso alguma especie de fechamento para o seu texto. Fale sobre quais os melhores aspectos, quais as caracteristicas que são mais marcantes no seu texto e como que isso chega a uma conclusão de que… Assim você finaliza o seu texto da melhor maneira possível.

Dicas para montar uma dissertação de sucesso

Abaixo nós trouxemos algumas dicas que podem facilitar o processo de escrita do seu trabalho de dissertação e como que isso vai facilitar.

  • Tenha bons argumentos! Uma dissertação é feita apenas com base nos argumentos e que deve ser elaborada com base nisso;
  • Tenha informações, faça seus deveres e esteja atento à livros, revistas e preste muita atenção em como outros autores escrevem os seus textos;
  • Pratique textos de forma limitada, ou seja, adeque o seu trabalho para um texto que faça sentindo e que seja feito de forma simples e concisa.
  • Seja coerente e coeso. Pratique a sua escrita para atingir isso.

Deixe uma resposta