BENEFÍCIO

INSS começa a telefonar para segurados à espera de auxílio; saiba como se prevenir de golpes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (25) a telefonar para segurados que há mais de 45 dias aguardam perícia médica para a concessão de benefício por incapacidade temporária — antigamente, chamado de “auxílio-doença”. Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia para a concessão do auxílio está em 1,1 milhão de pessoas, de acordo com a Agência Brasil.

- PUBLICIDADE -

Do total de pessoas na fila, 627 mil aguardam perícias médicas iniciais, 250 mil esperam por avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência e 300 mil desejam outras perícias.

Os segurados devem estar atentos ao telefone que aparecerá na tela do aparelho celular. Em nota, o INSS informou que o número que aparecerá quando o instituto ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento da perícia médica e/ou avaliação social é  “(11) 2135-0135”. O contato não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.

O advogado criminalista Gustavo Botto dá outras orientações para a população para não cair em golpes:

1. Confirme a Identidade do Profissional: Antes de qualquer procedimento, certifique-se de que o médico perito que você está lidando é, de fato, um profissional credenciado pelo INSS. Isso pode ser verificado no site oficial do INSS.
2. Não Aceite Intermediários Desconhecidos;
3. Não Forneça Informações Pessoais a Desconhecidos;
4. Desconfie de Mensagens e E-mails Não Solicitados;
5. Verifique a Comunicação por Meios Oficiais: telefone 135

Cuidados:

Se alguém reconhece que está sendo alvo de um golpe relacionado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é importante tomar medidas imediatas para proteger seus dados e evitar possíveis prejuízos.

-Encerre a Comunicação: Se você estiver em uma ligação telefônica, conversando por e-mail ou mensagem de texto com alguém que suspeita ser um golpe do INSS, encerre a comunicação imediatamente. Não forneça mais informações pessoais.

-Não Efetue Pagamentos: Se o golpe envolver um pedido de pagamento, não faça qualquer pagamento. O INSS não solicitará pagamentos por telefone ou e-mail. Interrompa qualquer tentativa de transferência de dinheiro.

-Denuncie o Golpe: Denuncie a tentativa de golpe às autoridades competentes, como a Polícia Federal e a Polícia Civil do seu estado. Eles têm o conhecimento e os recursos necessários para investigar e combater fraudes desse tipo.

-Registre a Tentativa de Golpe: Faça um registro da tentativa de golpe, incluindo o número de telefone, nome ou detalhes do golpista, e-mails recebidos e qualquer outra informação relevante. Isso pode ser útil em investigações futuras.

-Contate o INSS: Entre em contato com o INSS por meio dos canais oficiais para relatar o golpe. Você pode ligar para o número 135 ou visitar uma agência local do INSS para obter orientações adicionais e confirmar que a tentativa de contato não era legítima.

-Mude Senhas e Informações de Segurança: Se você compartilhou informações confidenciais, como senhas, números de conta bancária ou de cartão de crédito, com os golpistas, mude essas informações imediatamente. Isso ajudará a evitar que suas contas sejam comprometidas.

-Mantenha-se Vigilante: Esteja ciente de que os golpistas podem tentar novamente, usando diferentes abordagens. Mantenha-se vigilante e proteja suas informações pessoais.

Deixe uma resposta