PARAÍBA

Governo da Paraíba realiza jornadas produtivas e fortalece agricultura familiar

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), investe na agricultura familiar com a oferta de políticas públicas destinadas aos agricultores, quilombolas, pescadores, indígenas, jovens e mulheres rurais assistidos pela empresa nos 223 municípios.

- PUBLICIDADE -

As ações ocorrem dentro das Jornadas Paraíba Produtiva, eventos que começaram no início de julho e seguem até a primeira quinzena de dezembro deste ano. Entre os benefícios ofertados estão: emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o lançamento do Plano Safra 2023/2024, orientações sobre acesso ao crédito rural em suas variadas modalidades, assinaturas de contratos de propostas aprovadas nos programas PNCF-Terra Brasil, PNAE e Pronaf, entre outras ações.

As jornadas, cuja meta é atender a mais de 15 mil famílias agricultoras em todo o estado, já ocorreram em cerca de 70 municípios, beneficiando centenas de pessoas. “A iniciativa tem se transformado em um grande mutirão de serviços, pois em um único dia concentra várias instituições ou entes federativos para atender e tirar dúvidas de dezenas de agricultores”, ressaltou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais.

São parceiros nas jornadas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), o Banco do Nordeste, as prefeituras municipais, as associações e sindicatos rurais locais e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis (CMDRS).

A região de João Pessoa, já realizou seis eventos Jornadas Paraíba Produtiva (Bayeux. Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Rio Tinto e Cuité de Mamanguape), e outros estão programados.

Calendário – Conforme programação, neste mês, as próximas jornadas ocorrem nesta quarta-feira (16), em São Bentinho; quinta–feira (17), em Curral de Cima e na sexta feira (18) em Diamante, no Sertão do Estado, onde será inaugurada a primeira feira da agricultura familiar do município, segundo informou a gerente operacional da Empaer de Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira.

Conforme Lourdinha, como é mais conhecida, a feira foi planejada para comportar dez barracas padronizadas, mas por ora vai funcionar com apenas cinco, contemplando dez famílias agricultoras. A região administrativa de Itaporanga congrega 19 municípios e já realizou três jornadas nos municípios de Santa Inês, Ibiara e Piancó. A próxima deve ocorrer em São José de Caiana, em data a ser definida.

A exemplo das demais feiras da agricultura familiar criadas pela Empaer, num total de 95 em todo o estado, a nova feira vai expor e comercializar produtos oriundos diretamente do campo para o consumidor, como banana, mamão, goiaba, milho e feijão verde, macaxeira, batata doce, graviola, coentro, alface, pimentão, além de artesanato e alimentos da produção rural caseira, como bolos e doces variados.

Como parte da programação dos dois anos de fundação da Associação Quilombola Avelino Bezerra, a gerência regional de Serra Branca realiza no próximo sábado (19), conjuntamente com outras entidades, na Comunidade Roça Velha, a Jornada Paraíba Produtiva. O tema dos debates é “Perspectiva para a agricultura familiar no Cariri Paraibano”.

Continuando com as jornadas, no dia 26, está prevista a de Alagoinha, promovida pela gerência regional de Guarabira. No dia 31, a previsão é de que a jornada organizada pela gerência regional de Areia ocorra na cidade de Esperança.

Deixe uma resposta