Coração Paraibano

Procedimento de emergência no serviço de Hemodinâmica Patos é essencial no socorro de padre no Sertão

O padre José Ronaldo Marques da Costa, de 57 anos, viveu uma situação emergencial na tarde dessa terça-feira (25), e, graças ao pronto atendimento que recebeu no serviço de hemodinâmica do Hospital Regional de Patos, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), pôde passar por um cateterismo e uma angioplastia na hora certa. O sacerdote, que atua na paróquia de Santo Antônio, em Piancó-PB, precisou realizar os procedimentos, de forma emergencial, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

- PUBLICIDADE -

A assistência que o padre recebeu só foi possível devido à iniciativa do Governo do Estado de modernização e interiorização da assistência de saúde, com a execução do Programa Coração Paraibano – com investimentos superiores a R$ 15 milhões – que já é uma referência em âmbito nacional, fruto de investimentos em pesquisa, insumos e equipamentos, além de uma gestão integrada via telemedicina que conecta as diversas regiões da Paraíba com o que há de mais moderno no tratamento de urgências cardiológicas.

De acordo com a enfermeira e coordenadora de práticas assistenciais do serviço de hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, o paciente recebeu o primeiro atendimento no Hospital Regional de Piancó, onde foi diagnosticado o infarto, e, em seguida, foi regulado para o serviço de hemodinâmica de Patos. “O padre Ronaldo chegou aqui às 14h30 e, às 15h, o procedimento dele já tinha sido iniciado na sala de hemodinâmica”, frisou a gestora.

O padre Ronaldo relatou que percebeu os primeiros sintomas na noite da última segunda-feira (24), quando terminou as atividades pastorais, mas tomou a medicação de pressão e conseguiu dormir. Ele contou que, no meio da noite, acordou com fortes dores no peito e buscou o Hospital Regional de Piancó. “Quando cheguei lá fui muito bem atendido e quando verificaram que meu exame positivou o infarto, a direção do hospital foi muito ágil na minha transferência aqui para Patos, realmente foi de uma agilidade impressionante”, afirmou o sacerdote.

Quem procedeu com o atendimento do paciente na hemodinâmica de Patos foi o cardiologista intervencionista e hemodinamicista, Luan Martins, que realizou um cateterismo cardíaco e uma angioplastia com implantação de stent. Segundo Luan, o procedimento ocorreu sem intercorrências e ele está se recuperando bem na UTI cardiológica da unidade.

“É uma alegria para nós sabermos que o padre Ronaldo, que é uma figura muito querida na região da diocese de Patos, chegou a tempo no nosso serviço. Graças a agilidade da equipe do Coração Paraibano e do Hospital Regional de Piancó, o padre provavelmente ficará sem sequelas. Então, pedimos a Deus que ele se recupere logo, e esteja de novo com seus filhos espirituais abençoando e celebrando suas missas”, afirmou o médico.

Segundo Kamila Leite, o religioso, que este ano completará 29 anos de ordenação na Diocese de Patos, foi reavaliado na manhã desta quarta-feira (26). “No momento, ele está recebendo todos os cuidados necessários pela nossa equipe assistencial e encontra-se estável, consciente, orientado, cooperativo e ativo. Ele também está com sono e repouso preservados e sem queixas até o momento”, pontuou a gestora.

Em fase de recuperação, o padre Ronaldo agradeceu o cuidado e o carinho que vem recebendo dos profissionais. “Eu só tenho a agradecer as direções do Hospital de Piancó e aqui de Patos, sobretudo, da hemodinâmica, pelo acolhimento e pelo tratamento impressionante. É uma benção para nosso Sertão ter aqui esse centro de hemodinâmica, porque tudo fica muito ágil. Então, eu agradeço a Deus e peço que os nossos governantes continuem pensando na população. Estou sendo muito bem acolhido aqui, agradeço de coração”, afirmou o religioso.

Como funciona o Coração Paraibano – Os centros de referência do programa são o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e o Complexo Regional Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidades onde estão localizadas as hemodinâmicas.

Assim que o paciente é diagnosticado com os sintomas, baseado no protocolo do Coração Paraibano, os médicos da unidade de saúde onde o paciente recebeu o primeiro atendimento fazem contato, por telemedicina, com especialistas do Metropolitano, hospital coordenador do programa, para receber orientação sobre os cuidados imediatos com medicação e exames de imagem.

Quando necessário, o paciente é encaminhado pela Central de Regulação Estadual para realizar procedimento de intervenção na hemodinâmica mais próxima via transporte, que pode ser feito pela base de ambulâncias, pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), ou via aeronave de UTI aérea.

Deixe uma resposta