nesta sexta-feira

Assembleia Legislativa da Paraíba homenageia cientistas paraibanos apontados entre os mais influentes do mundo

Assembleia Legislativa (Foto: Nyll Pereira/ALPB)

Após reconhecimento internacional, a ciência desenvolvida na Paraíba será também reconhecida pelo Poder Legislativo paraibano. Os nove cientistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apontados como os mais influentes do mundo pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, receberão, em Sessão Especial proposta pela deputada Cida Ramos (PT), a comenda Darcy Ribeiro.

- PUBLICIDADE -

“Esse seleto grupo de pesquisadores evidencia a qualidade da pesquisa realizada na UFPB e coloca a Instituição entre as mais representativas do país. É o resultado de muito trabalho e a constante busca em produzir conhecimento que contribua para o avanço da ciência”, justifica a deputada Cida Ramos.

Serão homenageados nesta sexta-feira (16) os professores e pesquisadores Dionísio Bazeia, Damião Pergentino, Valdir Barbosa Bezerra, Knut Bakke, Luciana Scotti, Maria de Fátima Agra, José Maria Barbosa Filho, Edeltrudes Lima e Reinaldo Nóbrega De Almeida.

Sobre o ranking

O ranking desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, se baseia em diversos parâmetros de avaliação, mas usa especialmente os parâmetros de citação padronizados na produção acadêmica com base nas publicações de artigos em revistas científicas de renome internacional. As propostas da concessão das comendas e da realização da Sessão Especial são da deputada Cida Ramos.

Breve currículo dos homenageados

Reinaldo Nóbrega de Almeida é doutor em Farmacologia pela Unifesp e pós-doutor pela Strathclyde University (Escócia) e pela Unifesp. Atualmente é professor voluntário, após ter sido aposentado como Professor Titular do Departamento de Fisiologia e Patologia da UFPB.

Maria de Fátima Agra é doutora em Ciências Biológicas pela USP. Atualmente é professora associada da UFPB e diretora-presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba.

Damião Pergentino de Sousa é doutor em Ciências pela UFSCar e pós-doutor em Química Medicinal pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Atualmente é professor titular da UFPB.

Luciana Scotti é pós-doutora em Modelagem Molecular pela USP. Atualmente é docente credenciada permanente voluntária do Programa de Pós-graduação de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB e farmacêutica do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Valdir Barbosa Bezerra é doutor em Física Teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atualmente é professor do Departamento de Física da UFPB.

Edeltrudes de Oliveira Lima é doutora em Farmácia pela USP. Atualmente é professora da UFPB dos programas de pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPN) e de Odontologia (PPGO).

José Maria Barbosa Filho é doutor em Química Orgânica pela USP e pós-doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade de Montpellier, na França. Atualmente é professor titular da UFPB.

Dionisio Bazeia Filho é doutor em Física pela USP e pós-doutor pelo MIT. Atualmente é professor titular da UFPB.

Knut Bakke Filho é doutor em Física pela UFPB.

Deixe uma resposta