virou referência

São José de Piranhas recebe grupo de trabalho da Funasa, INSA e Wash para conhecer projeto piloto em implantação no município

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de diversos estados brasileiros estiveram em São José de Piranhas, nos dias 4 e 5 de outubro (terça e quarta), para conhecer de perto iniciativas inovadoras que a prefeitura está implantando no município. Na comitiva estavam integrantes de Sergipe, Roraima, Acre, Paraíba, Brasília, além do INSA (Instituto Nacional do Semiárido) e secretários e funcionários da Prefeitura Municipal.

- PUBLICIDADE -

Representantes de ambos os órgãos incluindo projetos relacionados à Água, Saneamento e Higiene (Wash), visitaram duas tecnologias pioneiras no Brasil implantadas no município pela Prefeitura, o TEWetland em parceria com a UFPB e a FUNASA no Hospital Municipal, na Comunidade Deusimar Cavalcanti e o Saracura 2.0 na escola municipal que fica na Vila Produtiva Rural Cacaré.

O grupo de trabalho do Projeto Wash, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é uma iniciativa da ONU, que possui uma abordagem de informações de avaliação padronizada relacionada ao saneamento, higiene e saúde, veio ao município para ver de perto a implantação desses programas de Saneamento Básico, para que possam servir de modelo em outras regiões do País. O objetivo desse projeto piloto em São José de Piranhas visa alternativas eficientes para cidade capazes de tratar o esgoto e gerar água para reuso.

O Prefeito Bal Lins destacou a presença da Funasa e de representantes das outras instituições no município como parcerias importantes, que contribuem com o desenvolvimento do município.

Veja mais fotos na galeria

Já o secretário Tiago Sobral, quer foi designado pelo prefeito para acompanhar esse projeto, classificou a iniciativa pioneira do município como caminho do desenvolvimento, por saber que tecnologia como essa visa melhorar definitivamente a vida da população. “Agradeço a cada uma dessas brilhantes cabeças que nos trouxeram até aqui e que vão fazer São José de Piranhas ir cada vez mais longe. Aos colegas secretários Neuma e Geraldo, que estão comigo nessa caminhada”, frisou.

Integraram a comitiva:

Shirlene M. Azevedo – FUNASA – Bióloga
Antônio Carlo Batalini Brandão – coordenador substituto COTEC / DIREX / FUNASA
Luana Mesquita da Silva – Bióloga – Roraima – FUNASA
Elisabeth Manes – Gestão de integridade – FUNASA
Vanessa Von Pfuhl Zanganelli – Administradora – Paraíba – FUNASA
Daniela Cardoso Gois Santos – Coordenadora do COTCC / DIREX – FUNASA
Josicleide Moura Leite – engenheira – FUNASA
Rodrigo Barbosa – pesquisador – INSA – / METI
Charles Fontes – chefe de comunicação / FUNASA
Roseane Batista de cunha – chefe do serviço de saúde ambiental
Cicero O. de Paula – engenheiro civil – DESAM / PRESI / FUNASA
Ivan Cunha – tec. Preventista – DENSP / CGESAE / COSAS
Alixandrina Inácio de Lira Alves – coordenadora – Vigilância sanitária
Neuma Cavalcanti – Secretaria Municipal de saúde
George Estefano dos Santos Pereira – veterinário – Vigilância sanitária
Doralice Sousa de Brito – Agente de desenvolvimento – PREFEITURA MUNICIP AL
Tiago Vieira Sobral – Secretário de Administração – PREFEITURA MUNICIPAL

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta