CASA DE APOIO

Três décadas depois, enfim, a Casa (própria) de Sousa em João Pessoa

Obra de R$ 800 mil

Tem gente que vem, tem gente que vai. Na busca por saúde, o fluxo de ida e vinda de sertanejos para capital é uma realidade há décadas. Todos os dias, centenas deles pegam a estrada. Uns em busca de tratamento que a região não dispõe, outros voltando com diagnóstico, cura ou com notícia ruim.

- PUBLICIDADE -

Desde que me entendo por gente, em Marizópolis, já ouvia falar da “Casa de Sousa”, imóvel que virou embaixada dos mais vulneráveis da “Cidade Sorriso” e da região em João Pessoa. É um abrigo que dá sombra, apoio, alimentação e locomoção na via crucis de muitos na luta por saúde e sobrevivência.

Ao longo de décadas, o equipamento mantido pela Prefeitura virou parâmetro para criação de outras casas do gênero. Fundada em 1989, no governo de João Estrela, migrou de endereço em endereço. Apesar de todo tempo e relevância, a unidade de apoio ainda é alugada.

Mas, agora, por pouco tempo. Sob a a gestão do dinâmico prefeito Fábio Tyrone, está em estágio avançado a construção de um prédio moderno no bairro de Jaguaribe, com capacidade média de atendimento pousada para 100 pacientes e um público flutuante de 180 pessoas-dia.

Helder Carvalho (terceira pessoa da esquerda para a direita) em visita às obras da nova “Casa de Sousa”

Fruto de convênio do governo do Estado e a Prefeitura de Sousa, a obra está sendo tocada pela Chefia de Gabinete, setor no qual é administrativamente vinculada. O chefe de Gabinete, Helder Carvalho, acompanha pessoalmente o trabalho. “A única obra de pedra e cal do Gabinete é a Casa de Sousa e tem um simbolismo muito grande para a cidade”, registrou Helder, ao autor do Blog.

Da obra está orçada em torno de R$ 800 mil. Um valor aparentemente pequeno. Não para quem um dia precisou dos seus serviços, ou para quem vier a precisar no futuro. Para esses, o valor não se pode quantificar; é o da vida.

E um dado paradigmático: dos 223 municípios paraibanos, de todas existentes essa será a única a sair do aluguel. Agora, enfim, a Casa será realmente de Sousa. De fato e de direito.

Projeção de como será o equipamento depois da conclusão da obra, no bairro de Jaguaribe

*Fonte: Blog/Heron Cid

Deixe uma resposta