Destaque 2Política

TSE decide manter Allan Seixas fora do cargo e população poderá escolher novo prefeito

Allan Seixas ainda pode recorrer da decisão do TSE
Allan Seixas ainda pode recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu em sessão virtual nessa sexta-feira (02), por 5 votos a 2, pela manutenção da decisão que impede o prefeito reeleito de Cachoeira dos Índios, o socialista Allan Seixas de assumir o mandato, sob alegação de terceiro mandato eletivo consecutivo.

- PUBLICIDADE -

Na sessão dessa quinta-feira (1º), a maioria dos ministros do TSE decidiu manter a condenação ao político, e segundo sua assessoria jurídica, a decisão ainda cabe recurso. Transcorridos os prazos, e caso, o recurso do socialista seja negado, a Justiça convocará novas eleições.

Allan Seixas foi reeleito prefeito de Cachoeira dos Índios em novembro de 2020, mas o TSE entendeu que seu mandato teria que ser impugnada, pois no período de 31 de agosto e 8 de setembro de 2016, quando era vice-prefeito chegou a assumir o cargo por uma semana, em substituição ao titular, o então prefeito Francisco Ricarte (Bodim). Ele foi vice-prefeito entre os anos de 2013 e 2016, depois foi eleito prefeito para o mandato entre 2017 e reeleito em 2020.

A decisão inicial nesse sentido é do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER), que tornou Allan inelegível por seis votos a um. O candidato, então, recorreu ao TSE, que indeferiu o recurso.

Ele não chegou a assumir o cargo em janeiro de 2021, sendo o presidente da Câmara Municipal, o vereador José de Sousa Batista, conhecido como Jacildo Cachoeira (PMN) assumido o cargo interinamente.

A cidade paraibana tem um PIB de R$ 10.946.912,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,587, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta