CidadesDestaque 2

Cinco reservatórios num raio de 10 km acumularão mais de 500 milhões de m³ d’água em São José de Piranhas, Cajazeiras, Cachoeira e Barro (CE)

Agentes políticos da PB e RN durante visita técnica à barragem de Boa Vista, São José de Piranhas, em 28 de maio de 2021.

Levantamento feito pelo Radar Sertanejo aponta que cinco grandes reservatórios de água, que ficarão separados um do outro por apenas um pequeno trajeto que varia de 5 km a 10 km, vão formar um dos maiores complexos hídricos do interior do Nordeste, graças ao Projeto de Integração do Rio São Francisco.

- PUBLICIDADE -

Duas dessas barragens ficam no município de São José de Piranhas. A barragem de Boa Vista, com capacidade para acumular 350 milhões de metros cúbicos de água e a barragem de Morros. Em Cajazeiras, o reservatório Caiçara. Esses três grandes reservatórios fazem parte das obras da transposição e foram concluídos em 2016.

Também já está no projeto do Projeto São Francisco a construção do reservatório de Tambor, no Sítio Redondo, município de Cachoeira dos Índios, que quando estiver pronta terá a capacidade de armazenar 5 milhões de metros cúbicos de água.

Além disso, tem o açude de Prazeres ou do Estreito, localizado no município do Barro, Ceará, próximo a divisa com a Paraíba, que foi construído na década de 90 e vai se somar a esse complexo hídrico que ocupa áreas de quatro municípios.

Juntos, esses cinco reservatórios terão capacidade para acumular mais de 500 milhões de metros cúbicos de água, gerando riqueza e desenvolvimento para a população. Mas para isso, se faz necessário que os representantes políticos sertanejos cobrem dos governos Federal, estaduais da Paraíba e Ceará e dos municípios. O próprio Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pelas obras da transposição, também devem buscar alternativas para geração de emprego e rendas nesses municípios.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta