CulturaDestaque 1

Eleições do Consecult serão realizadas em 48 cidades paraibanas

Eleição do Consecult acontece dia 06 nas doze regionais de cultura do Estado – DIÁRIO PB

- PUBLICIDADE -

As eleições que vão escolher 12 titulares (e 12 suplentes) para as vagas da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult) se realizarão em 48 cidades paraibanas. Em março, no início do processo, havia sido definido que as urnas estariam em 24 cidades (duas por cada Regional de Cultura), o número chegou a ser ampliado para 72, mas na quinta-feira (20) a Comissão Eleitoral decidiu instalar pontos de votação em quatro cidades por Regional.

Os locais onde funcionarão os pontos de votação ainda estão sendo escolhidos, de maneira a garantir a melhor logística para o processo eleitoral. Esses pontos serão identificados com faixas externas e banners.

A eleição – As plenárias eleitorais serão realizadas no dia 4 de junho. Os escolhidos vão atuar como membros do Consecult e como articuladores culturais em suas regiões, recebendo e encaminhando demandas relativas ao setor e levando ao conhecimento da comunidade as ações que a beneficiam e afetam.

Cidades onde haverá urnas

1a Regional JOÃO PESSOA BAYEUX RIO TINTO SAPÉ
2a Regional ARARUNA ALAGOA G. GUARABIRA AREIA
3a Regional CAMPINA ESPERANÇA REMÍGIO LAGOA SECA
4a Regional CUITÉ SOSSEGO NOVA FLORESTA BARRA S. ROSA
5a Regional MONTEIRO SERRA BRANCA SUMÉ SÃO JOÃO DO CARIRI
6a Regional PATOS SANTA LUZIA SANTA TERESINHA SÃO MAMEDE
7a Regional CONCEIÇÃO ITAPORANGA COREMAS NOVA OLINDA
8a Regional CATOLÉ DO ROCHA BREJO DO CRUZ SÃO BENTO RIACHO DOS CAVALOS
9a Regional CAJAZEIRAS POÇO DE JOSÉ DE MOURA SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE TRIUNFO
10a Regional SOUZA NAZAREZINHO POMBAL SÃO BENTINHO
11a Regional PRINCESA ISABEL MANAIRA TEIXEIRA JURU
12a Regional ITABAIANA PILAR SALGADO DE SÃO FÉLIX INGÁ

Candidaturas e prazos – O registro de candidatos foi encerrado na terça-feira (18) e na quinta (20), a Comissão Eleitoral divulgou o resultado preliminar (ver aqui: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/comissao-eleitoral-divulga-lista-preliminar-de-candidaturas-ao-consecult/resultado-preliminar-eleicoes-consecult-pb_2021-2023-docx.pdf), informando os candidatos aptos e inaptos ao pleito. A mesma comissão receberá recursos – e documentação que falta – até a terça-feira (25) e, no dia seguinte, divulgará lista definitiva com candidaturas válidas.

O que é – O Conselho Estadual de Política Cultural é um colegiado constituído por 24 membros titulares e outros 24 suplentes. A divisão de representatividade fica na proporção de 50% do Poder Público e 50% da Sociedade Civil, “ligados aos setores artístico-culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por Ato Governamental”, determina o edital que rege o processo eleitoral, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti.

O mandato do conselheiro será de dois anos (biênio 2021/2023) e a função não é remunerada, mas a SecultPB pode conceder ajuda financeira para custeio das despesas com deslocamento, estabelecida de acordo com a distância da região que representa.

Deixe uma resposta