Destaque 2Paraíba

Deputado Wellington Roberto defende venda de vacinas contra a Covid-19 em clínicas particulares

Wellington Roberto — Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado federal paraibano Wellington Roberto (PL), em entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade, na tarde desta terça-feira (26), comentou sobre a possibilidade de aquisição do setor privado aos lotes da vacina contra a Covid-19. O parlamentar defendeu a venda das vacinas também de forma particular e disse que o pedido já foi feito ao presidente Jair Bolsonaro, por intermédio do deputado federal Artur Lira (PP-AL) candidato a presidência da Câmara Federal.

- PUBLICIDADE -

“Essa sugestão nós demos para ter um controle mais firme acerca do combate ao vírus. Nós estamos engajados. Artur Lira teve uma reunião com Bolsonaro e eu pedi a ele que levasse nossa sugestão para abrir a importação de vacinas para que as empresas e clínicas que tenham interesse de adquirir fizesse esse gesto. Isso daria uma agilidade muito grande nas filas da vacinação. Nós sabemos que o Brasil é o único país com um sistema de saúde como o SUS e isso tem dado uma grande despesa. Abrir para que quem possa adquirir as vacinas e consiga se vacinar vai ajudar muito a diminuir as filas” explicou.

Essa possibilidade de aquisição das vacinas por clínicas particulares ainda poderá demorar, uma vez que até o momento as liberações do imunizante atendem a protocolos emergenciais, e por isso, essas vacinas só podem ser distribuídas pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina, uma comitiva de empresários brasileiros chegou a visitar as instalações da Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, empresa na Índia, na semana passada. O processo para a compra de 5 milhões de doses da vacina indiana Covaxin pelas clínicas privadas brasileiras segundo a Associação está “muito bem encaminhado” e a aquisição será feita assim que sair registro definitivo do imunizante no Brasil, previsto para ocorrer após o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no próximo mês.

.

Redação com ClickPB

Deixe uma resposta