Brasil

Licitação de nova obra da Transposição, que beneficia o CE, será lançada nesta quinta-feira

- PUBLICIDADE -

O Ramal do Apodi – uma das obras mais importantes para conclusão do sistema de transposição das Águas do Rio Francisco, que beneficia diretamente cidades do Ceará, terá a licitação lançada, nesta quinta-feira (24), e chega, como definiu o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, como presente de Natal para os nordestinos.

O Governo Federal calcula que a construção do Ramal do Apodi, que faz parte do Eixo Norte da Transposição, será concluído em três anos, levará água para 60 municípios dos Estados da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte, e custará R$ 1,7 bilhão. As águas do São Francisco já estão chegando, também, ao Ceará, pela Região Sul do Estado e passarão, a partir do final do primeiro trimestre de 2021, a abastecer a Barragem do Castanhão.

Segundo o ministro Rogério Marinho, o Governo do presidente Jair Bolsonaro quer concluir obras importantes “independente de quem tenha começado”. A transposição teve os primeiros passos no Governo Itamar Franco, passou pelo Governo FHC, saiu do papel nas gestões de Lula e Dilma, teve obras na administração Michel Temer e, no atual governo, avançou com a chegada, por exemplo, das águas do São Francisco à Região Sul do Ceará.

“Em 24 de dezembro, nós vamos abrir a licitação do final da Transposição do Rio São Francisco. […] É um presente de Natal que é oferecido para a população nordestina em função da decisão do governo de permitir obras estruturantes que vão dar segurança hídrica a toda a região do semiárido nordestino”, anunciou Rogério Marinho, ao apresentar, nessa terça-feira, o balanço anual do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo, ainda, com o ministro Rogério Marinho, todo o projeto do Ramal do Apodi tem por objetivo dar segurança hídrica às famílias que hoje não tem acesso à agua tratada.

“O presidente Jair Bolsonaro nos recomendou que não poupássemos esforços para que isso acontecesse”, disse Marinho, ao retratar a prioridade para as obras do Ramal Apodi.

.

Redação com Ceará Agora

Deixe uma resposta