CidadesDestaque 2

Em Sousa, Promotor de Justiça e representantes da Rede Estadual e Municipal se reúnem para buscar alternativa para conter a evasão escolar

Reunião busca alternativa para conter a evasão escolar.

Em meio à pandemia, que forçou o fechamento das unidades escolares para conter a disseminação do novo coronavírus, os alunos passaram assistir às aulas através de plataformas digitais ou por meio de atividades impressas.

- PUBLICIDADE -

Mesmo com as aulas pela internet, ainda há outros desafios como a evasão escolar na Rede Estadual e Municipal. Para dialogar acerca do assunto, reuniram-se nesta quinta-feira 27/08, na sede da Promotoria de Justiça de Sousa, o Promotor Manoel Pereira de Alencar, a secretária Municipal de Educação de Sousa, Gilmara Formiga; gerente da 10º Gerência de Ensino, Sandra Mara e assessora de Promotoria, Sonyara Benício.

Em entrevista ao jornalista Afonso Webe, Manoel Pereira de Alencar elogiou o comprometimento de Gilmara Formiga e Sandra Mara. Segundo ele, esse primeiro encontro foi o momento de ouvir quais são as colocações elencadas para seja realizada uma estratégia para incentivar os alunos assistirem e participaram das aulas remotas ou através de atividade impressa. “Sabemos que a educação é essencial para a boa formação do cidadão. Por isso, somos parceiros de qualquer ação que resulte em uma educação de qualidade. Nos próximos dias, vamos anunciar quais as medidas que serão tomadas”, disse.

Gilmara Formiga agradeceu a atenção do promotor de Justiça e destacou a parceria que existe entre a Secretaria Municipal de Educação de Sousa com a 10º Gerência de Ensino do Governo do Estado da Paraíba. “Quando dialoguei com Sandra sobre o problema de evasão escolar, achamos que deveríamos compartilhar com o Promotor de Justiça. Na reunião, expomos as dificuldades enfrentadas. “Precisamos atender 100% dos alunos da rede, para isso o envolvimento da família é fundamental. Elaboramos um plano estratégico de ensino não presencial, disponibilizando atividades através de ferramentas como Whatsapp e impressas. A parceria com Ministério Público fortalecerá o trabalho das redes municipal e estadual nesse período difícil de pandemia”, acrescentou.

Já de acordo com Sandra Mara, que é responsável pelas escolas da Rede Estadual de Ensino em Sousa e mais 8 municípios, a evasão nesse momento de pandemia gerou preocupação. Segundo ela, o Governo do Estado disponibilizou a plataforma de estudo Google Classroom. O material em formato impresso é disponibilizado nos casos em que a gestão da escola constatar a impossibilidade de o estudante acessar as plataformas ou redes sociais disponíveis. “Por existir a preocupação com a evasão escolar, procuramos buscar auxílio do Ministério Público para que os alunos façam as atividades online ou impressas, com o apoio dos pais ou responsáveis”, explicou.

Por Afonso Webe – jornalista MTB 2354/SP

Deixe uma resposta