Destaque 2Paraíba

Formalização: Sebrae Paraíba contabiliza mais 4,2 mil novos MEIs em janeiro de 2020

Formalização

Empreendedorismo como oportunidade não só de emprego, mas também como forma de mudar de vida. Com este propósito, muitos buscam abrir o próprio negócio e, consequentemente, se formalizarem. Somente no mês de janeiro deste ano, o Sebrae Paraíba contabilizou um total de 4.223 novos microempreendedores individuais (MEIs) em todo o estado.

- PUBLICIDADE -

Conforme os dados do Sebrae, as cidades que registraram maior quantidade de novos MEIs foram João Pessoa e Campina Grande. Na Capital paraibana, 1.503 empreendedores buscaram a formalização, enquanto em Campina Grande o quantitativo foi de 603 novos MEIs. Outros municípios que se destacaram em termos de formalização no mês passado foram Santa Rita (187), Patos (119), Bayeux (118), Cabedelo (91), Guarabira (83) e Cajazeiras (60).

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, a dificuldade de conseguir se inserir no mercado de trabalho em meio à escassez de vagas, por exemplo, tem levado milhares de brasileiros a montarem o próprio negócio. “O Sebrae tem um papel importante para a decisão desses empreendedores em abrirem uma atividade econômica através do MEI, bem como tirar da informalidade muitas empresas do estado”, afirmou.

Segundo explicou a analista, a formalização via MEI é menos burocrática e gera menos custos para o empreendedor. “Além disso, pode emitir notas fiscais para outras empresas e governos, comprar melhor de seus fornecedores e contratar um funcionário”, destacou. No total, o número de MEIs na Paraíba atingiu o montante de 131.878, de acordo com os dados da Receita Federal.

“O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, atuando em frentes como a educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários; acesso a novos mercados; acesso a tecnologia e inovação; e orientação para o acesso aos serviços financeiros”, enumerou a analista técnica.

Deixe uma resposta