Destaque 2Paraíba

Prefeito Chico Mendes decreta luto oficial pela morte do desembargador Coriolano Dias de Sá, filho natural de São José de Piranhas

Desembargador Coriolano ladeado pelos filhos Coriolano Filho e Hermano.

O prefeito Chico Mendes decretou luto oficial de três dias em São José de Piranhas, em sinal de pesar pelo falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Coriolano Dias de Sá. O magistrado de 97 anos faleceu nesta quinta-feira (12), de causas naturais, em sua residência, em João Pessoa.

- PUBLICIDADE -

Coriolano nasceu no Sítio Belo Jardim, município de São José de Piranhas, e iniciou seus estudos no distrito de Santa Fé, que depois passou a pertencer ao município de Bonito de Santa Fé e hoje faz parte do município de Monte Horebe. No entanto, após sair de sua terra natal morou a maior parte de sua vida na capital paraibana depois que iniciou a carreira na magistratura.

O velório acontece nesta quinta-feira no crematório Caminho da Paz, em Cabedelo, seguindo até as 19h e retornando na sexta, das 8h às 13h, quando acontecerá a cerimônia de cremação do corpo. Depois, atendendo um pedido dele feito à família, as cinzas serão colocadas nas comunidades de Santa Fé, Belo Jardim, Pascoal, Macambira, Cabrais e outras que marcaram sua vida.

Coriolano Dias de Sá era Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, foi Corregedor-Geral no período de 1987/1988, Promotor de Justiça do Estado da Paraíba, Procurador de Justiça, Procurador Geral de Justiça em 1984 e Secretario de Finanças do Estado da Paraíba, em 1993 passou para o exercício da advocacia, integrando uma equipe de profissionais inicialmente formadas por familiares.

Posteriormente com o avanço das relações jurídicas surgiu a necessidade de mais profissionais, fundou então a sociedade Coriolano Dias de Sá Advogados Associados, com novos sócios, deixando de ser uma sociedade eminentemente familiar, adotando uma nova forma de gestão empreendedora e competitiva.

Atualmente tem sua sede localizada na cidade de João Pessoa/PB, possibilitando plena eficácia na prestação dos serviços nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Coriolano Dias de Sá Advogados Associados é a primeira sociedade originariamente paraibana a associar-se ao Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA; associação fundada em 30 de junho de 1982, com o propósito de promover estudos e manifestar-se sobre questões jurídicas e assuntos relativos à administração da Justiça e ao exercício da profissão de advogado em sociedades. É integrante da ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial, associação que permite a prestação de serviços jurídicos, conjuntamente com seus aliados, em todo território nacional e em outros países.

O desembargador Coriolano Dias de Sá, foicasado com a juíza de Direito Rita Gadelha de Sá (in memoriam),mulher extraordinária, que fez seu trabalho ultrapassar as fronteiras de nosso Estado e ser respeitada em todo o Brasil, por ter atuado com toda firmeza em defesa dos direitos da criança e do adolescente, destacando-se pela contribuição que deu à elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, encaminhando sugestões à Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição Federal vigente.

O desembargador Coriolano Dias de Sá, e a Dra. Rita Gadelha tiveram três filhos: Coriolano Dias de Sá Filho (Corinho), Defensor Público do Estado; Hermano Gadelha de Sá, advogado; e Humberto Gadelha de Sá, Engenheiro, (já falecido).

Coriolano Dias de Sá, é integrante da Academia Brasileira de Letras tem vários livros publicados, destacando dentre eles, “O ROTEIRO DA COLUNA PRESTES”,seu quarto livro, lançado inicialmente no Rio de Janeiro, e posteriormenteem 2014 na solenidade festiva da emancipação politica do município de São Jose de Piranhas, bem como, nesta ocasião o Lançamento do livro -AS HISTÓRIAS QUE EU CONTO E OS CONTOS QUE EU FAÇO – um livro que fala de memórias, sendo este sua mais recente obra.

 

Deixe uma resposta