Cidades

Audiência Pública debate incidência de câncer em Bonito de Santa Fé e faz campanha de arrecadação para o Hospital Laureano

Audiência Pública nesta segunda-feira em Bonito de Santa Fé.

Uma Audiência Pública foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé, no Sertão da Paraíba, para discutir sobre a grande incidência de câncer no Município, além de sensibilizar a comunidade bonitense e as instituições governamentais ou não, em nível local, a fazerem doações para uma campanha em prol do Hospital Napoleão Laureano, que é referência no tratamento do câncer, na Paraíba.

- PUBLICIDADE -

O evento, que teve como propositor o vereador Antônio Marcos Lacerda, contou com as presenças do presidente do Legislativo Municipal Valdir Tomaz, prefeito Chico Pereira, Diretor Clínico do Laureano Dr. Johnny Oliveira, vereadores, padre Chico Mendes, profissionais de saúde, secretários municipais e a população.

Durante o evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Velton Pires Valdivino, disse que no exercício de sua função tem buscado parcerias para realizar estudos e identificar possíveis agentes ou causas ambientais, sobretudo na água consumida pela população, que podem ser responsáveis pela alta incidência de câncer no município.

Também foram discutidos, através de profissionais da área de saúde do município, os tipos de câncer mais recorrentes nos homens e nas mulheres, assim como as formas de diagnóstico precoce, prevenção e tratamento. O objetivo é esclarecer a população e salvar vidas.

Sobre a campanha de arrecadação de doações para o Napoleão Laureano, o prefeito Chico Pereira disse que assinou um convênio com a direção da Fundação Hospitalar assegurando repasses mensais, a partir de dezembro, no valor de R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais) para ajudar a entidade que está em crise financeira. Além disso, outro Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal, permite que os servidores municipais façam doações em qualquer valor, mediante autorização pessoal, para serem descontados na folha de pagamento em prol da instituição.

A Câmara Municipal e a Paróquia da cidade também se comprometeram em ajudar o Laureano com uma quantia em dinheiro todos os meses, visto que a unidade hospitalar é de suma importância no contexto da oncologia, absorvendo mais de 70% dos pacientes com câncer de todos os municípios do estado.

VEJA GALEIA DE FOTOS ABAIXO

Representando o Napoleão Laureano, o Diretor Clínico da instituição Dr. Johnny Oliveira, agradeceu o empenho e a união de todos e disse que esses valores doados serão de grande valia para salvar vidas e atender todos os pacientes que batem na porta do hospital.

Até o fechamento da audiência, já havia uma arrecadação de doações feitas pela comunidade no valor de R$ 2.300, mas as doações espontâneas podem ser feitas até a próxima sexta-feira.

No final, o cerimonialista e ex-vereador, José Carlos, apresentou os encaminhamentos da audiência que se dividem em três pontos:

– Buscar parceria entre Estado Município, coordenado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Velton Pires, que é uma especialista no assunto, para detecção dos litigantes desse alto índice de câncer em Bonito de Santa Fé;

– Formar uma Comissão de Arrecadação e Acompanhamento das Ações no Município em favor da Fundação Napoleão Laureano;

– E criar um Fórum Permanente de Defesa das Atitudes de Solidariedade no trato das situações propriamente de Bonito de Santa Fé.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta