CidadesDestaque 2

Parceria entre a Secretaria de Educação /UFCG e IFPB através do PIBID e Residência Pedagógica contribuem para a melhoria da aprendizagem nas aulas de matemática no município de São José de Piranhas-PB

Há um elevado nível de satisfação de todos os envolvidos nos programas com relação aos resultados do desempenho escolar dos alunos.

Durante o corrente ano letivo, a EMEIF Antônio Lacerda Neto conta com alunos do PIBID e do Residência Pedagógica desenvolvendo o programa de matemática com os docentes do referido componente curricular nos anos finais do ensino fundamental.

- PUBLICIDADE -

Com a premissa de aperfeiçoara formação dos alunos da licenciatura, o Programa residência Pedagógica, contempla entre outras, a regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhados pelo professor da escola, denominado pelo pelos programas de Preceptores, A SABER: GILBERLAN BRITO DANTAS (Residência Pedagógica -IFPB), KEDMA VIEIRA DE FRANÇA (residência Pedagógica UFCG) E EDNÂNGELA ( PIBID-UFCG), cujo trabalho tem garantido uma aprendizagem significativa por parte dos nossos alunos.

A motivação para o aprendizado, tanto com relação ao PIBID quanto ao residência, está no uso de uma metodologia diversificada em aulas práticas, inclusive fora da escola, como o estudo de Números decimais realizado com a visita de alunos a um supermercado da cidade. Além disso, jogos são aplicados para desafiarem os alunos na resolução de problemas, incluindo o uso do laboratório de informática da escola.

Com a proposta da problemoteca, os alunos residentes trabalharam situações problemas envolvendo os conteúdos estudados a partir dos descritores da Prova Brasil, inclusive a proposta escolheu como Monitor o aluno de melhor desempenho nas aulas com a problemoteca.

Foram trabalhadas ainda oficinas com a utilização de jogos objetivando desenvolver competências e habilidades dos alunos.

Há um elevado nível de satisfação de todos os envolvidos nos supracitados programas com relação aos resultados do desempenho escolar dos alunos.

Os alunos residentes e pibidianos têm desenvolvido atividades a partir do uso de jogos e situações problemas, a partir de uma perspectiva de construção do conhecimento via resolução de problemas e que busquem trazer a realidade para a sala de aula, dando competências para utilização da matemática no dia a dia. Com base nas competências e habilidades propostas pela Proposta Curricular da Paraíba e descritores da Prova Brasil. Onde os supervisores e preceptores se tornam parte da formação dos futuros professores.

VEJA GALERIA COM MAIS FOTOS

Segundo a secretária Fabiana Inácio, parceria exitosas como essas têm contribuído significativamente para melhoria da Educação Piranhense. Ela destacou que o programa é coordenado pela professora Mestre da UFCG Rosinângela Cavalcante, ex-aluna da escola, que tem contribuído efetivamente com práticas pedagógicas inovadoras e eficientes.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta