Cidades

Prefeitura de Carrapateira mobiliza multidão em evento de conscientização contra Dengue, Zika e Chikungunya

A prefeitura de Carrapateira, no Sertão da Paraíba, através de uma ação conjunta da Secretaria de Saúde em parceiras com as pastas da Educação e Ação Social do município, mobilizou nesta sexta-feira (05), uma grande multidão de pessoas pelas principais avenidas da cidade no evento “Todos contra a Dengue”. (Assista ao vídeo acima)

- PUBLICIDADE -
Caminhada contra a dengue é realizada em Carrapateira (Foto: Ana Tavares)

Toda essa ação, que mobilizou a equipe de saúde, professores, coordenadores, alunos incluindo toda a comunidade escolar das unidades de ensino do município, além de ganhar um reforço extra e a adesão da população, foi realizada com a tentativa de conscientizar os moradores quanto à necessidade de manter seus imóveis sem possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, o Aedes aegypti.

Uma grande multidão de pessoas se engajou na luta Todos contra a Dengue (Foto: Ana Tavares)

Ao tempo em que o arrastão percorria as principais ruas de Carrapateira, a multidão se engajava no alerta à população com cartazes, carro de som, mensagens de conscientização e exposição sobre os perigos que o Aedes aegypti pode causar à população.

Alunos da rede municipal, professores e equipe de saúde participaram da mobilização (Foto: Ana Tavares)

A orientação da prefeita, Marineidia da Silva Pereira, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Tavares, é que os agentes realizem visitas domiciliares em casas e comércios da cidade e pede a população que colabore com a campanha para evitar a proliferação do mosquito na cidade.

Veja galeria de fotos abaixo

O mosquito Aedes aegypti

O mosquito é menor do que um pernilongo comum, de cor café ou preto, apresenta listras brancas no corpo e nas pernas. Possui hábitos diurnos, sua picada ocorre nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, não dói e não causa coceira na pele. Durante o voo, o Aedes não faz ruído para passar despercebido e não chamar a atenção.

A fêmea do mosquito pode colocar mais de 100 ovos de cada vez. Seu ciclo apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O desenvolvimento dos ovos até o surgimento do mosquito se dá em cerca de apenas 10 dias, podendo esse período ser menor, dependendo das condições do ambiente em que os ovos foram postos.

Por: Radar Sertanejo
Fotos: Ana Tavares

Deixe uma resposta