CidadesDestaque 2

I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Bonito de Santa Fé

I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Visando a edificação de políticas públicas desenvolvidas para resguardar os direitos e interesses das crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, junto com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA, realizou nesta quinta-feira, 29 de novembro, a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi realizado no “Salão Paroquial” do município.

- PUBLICIDADE -

Deu-se início a Conferência com as falas dos secretários municipais presentes, poder legislativo e da adolescente Sara Rodrigues Ramalho, representante das crianças e adolescentes do município que manifestou o desejo de que as soluções para os problemas dos jovens fossem encontradas no evento.

Sob o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, preconizado pelo CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), a conferência suscitou o debate baseado em cima de cinco eixos temáticos, que foram: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Dentro da programação, a Conferência foi ministrada pela palestrante da cidade de Sousa, Maria do Socorro Marques, Assistente Social.Houve ainda aprovação do Regimento interno da Conferência, uma bela apresentação de dança pelas meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um proveitoso debate onde os participantes se dividiram em grupos para emitirem as suas ideias,discussão e deliberação das propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual que será realizada posteriormentee eleição dos delegados,entre eles adolescentes, que representarão o município na referida Conferência Estadual.

Para a secretária de Ação Social do Município,Helineide Araruna, “Esse é, sem dúvida, mais um passo importante que estamos dando. Essa conferência abre a oportunidade para que todos os participantes tenham um momento de contribuição para a formulação e a construção de políticas públicas voltadas a este público. Posso dizer que dentre as ações realizadas este ano, a mais importante acontece hoje, por atuar com a parte mais vulnerável da nossa sociedade que é a criança e o adolescente.”, relatou a secretária.

VEJA GALERIA DE FOTOS ABAIXO

O evento contou com a participação de representantes de vários segmentos do poder público municipal, poder legislativo e da sociedade civil como o Conselho Tutelar, o SCFV(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), integrantes do programa Criança Feliz, representantes do CREAS (Centro de Referência da Assistência Social) de São José de Piranhas, do CRAS de Bonito de Santa Fé, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Secretaria Municipal de Educação entre professorese gestores, dentre outras entidades governamentais e não governamentais.

Por Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta