Destaque 1Paraíba

Reitor Nicácio Lopes é empossado pelo MEC no segundo mandato do IFPB

O reitor do Instituto Federal da Paraíba, Cícero Nicácio Lopes do Nascimento, foi empossado em seu segundo mandato à frente da instituição nessa terça, 30 de outubro, em Brasília. Ele recebeu o termo de posse do ministro da educação Rossieli Soares.

- PUBLICIDADE -

O professor Nicacio destacou em seu pronunciamento o crescimento institucional em todas as suas fases, desde os tempos da Escola de Aprendizes Artífices aos dias atuais como Instituto Federal. “Hoje, aos 109 anos, o IFPB é uma instituição multicampi e pluricurricular”, afirmou o gestor.

Segundo Nicácio, o instituto paraibano, assim como os demais IFs, está revolucionando a vida de muitos jovens brasileiros com uma educação emancipadora, transformadora e cidadã. O gestor do IFPB disse que sua gestão está preparada para novos desafios já pautados no seu planejamento estratégico decenal (Planede).

Nicácio Lopes foi eleito pelo voto direto de docentes, técnico-administrativos e estudantes. A sua posse festiva junto à comunidade acadêmica paraibana deve ocorrer ainda nesse mês de novembro. O reitor foi o primeiro diretor geral do Campus Campina Grande e é professor da área de Língua e Literatura, tendo doutorado em Literatura Brasileira, exercendo pesquisa na área. Ele já foi técnico-administrativo da instituição, quando de seu primeiro concurso público e é natural da cidade sertaneja de Aguiar.

O Instituto Federal da Paraíba se tornou referência no âmbito do MEC face à boa aplicação de recursos financeiros no seu canteiro de obras e a elevação do conceito de avaliação institucional. Conquistas dos estudantes em premiação nacional e internacional, bem como a instalação recente de um polo de Inovação são fatores que estão influenciando a história recente do IFPB.

Segundo o ministro, a instituição está em boas mãos e vem sendo administrada com muita seriedade. O ministro da Educação ressaltou o papel da equipe gestora do IFPB liderada pelo reitor Nicácio Lopes. Rossieli lembrou suas visitas recentes ao IFPB para inaugurar os campi: Itabaiana e Catolé do Rocha.

O reitor Nicácio Lopes foi empossado em seu segundo mandato, ontem, à noite, no Ministério da Educação.

Além de Nicácio, foi empossada na ocasião a nova reitora do Instituto Federal de Sergipe, Ruth Sales. A solenidade teve na mesa de honra o deputado federal Efraim Filho e o secretário da Setec/MEC, Romero Raposo.

Entre os convidados estavam, o ex-diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba, Bráulio Pereira Lins, o superintendente da Fundação de Apoio ao IFPB, Anselmo Castilho, Epitácio César, membro da equipe diretora da Funetec-PB, o diretor de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo Filho, e o Diretor Geral de Comunicação, Filipe Donner.

Atualmente, o IFPB tem 21 unidades, do litoral ao sertão, cursos presenciais e à distância, nível médio técnico, graduação e até mestrado, além de capacitação e extensão, com cerca de 2000 servidores e mais de 20.000 estudantes.

Deixe uma resposta