Destaque 2Policial

Polícia faz megaoperação contra pedofilia na Paraíba e mais 24 estados

Um suspeito foi preso e um computador apreendido em um apartamento no Maracanã, na Zona Norte do Rio (Foto: TV Globo).

A polícia realiza, nesta quinta-feira, uma operação contra a pedofilia, batizada de “luz na Infância II”, em 25 estados, incluindo a Paraíba e o Distrito Federal. A ação é coordenada pelo Ministério Público Extraordinário da Segurança Pública. Na Paraíba, 30 policiais civis estão participando da ação e cumprido cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Remígio.

- PUBLICIDADE -

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

Na Paraíba, estão à frente da operação as Delegacias de Crimes Contra a Infância (DCCI) de João Pessoa e Campina Grande e da 12ª Delegacia Seccional, com sede em Esperança.

Cerca de 2,6 mil policiais civis estão cumprindo mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Quem for pego com posse dessas mídias é preso em flagrante.

Como na primeira fase, realizada em outubro de 2017, a operação está acontecendo simultaneamente em 24 estados. Na Paraíba, 30 policiais civis estão participando da ação e cumprido cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Remígio.

O resultado da ‘Operação Luz da Infância’ será apresentado à imprensa durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, às 10h, na sala de reuniões da Delegacia Geral da Polícia Civil, no prédio da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, em Mangabeira.

Irão participar da coletiva os delegados envolvidos nas investigações e o delegado geral da Polícia Civil, João Alves.

Doença – A pedofilia está entre as doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças – meninas ou meninos – do mesmo sexo ou de sexo diferente, geralmente pré-púberes (que ainda não atingiram a puberdade) ou no início da puberdade, de acordo com a OMS.

O Código Penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do ECA é considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.”

Click PB

Deixe uma resposta