CidadesDestaque 2

Coordenador do Dnocs afirma que obra da parede do Açude de São Gonçalo é segura. “Existe muita notícia falsa”

Coordenador do DNOCS, Alberto Gomes Batista.

O açude de São Gonçalo, manancial que os Municípios de Sousa e Nazarezinho, Marizópolis, além do Distrito de São Gonçalo e Núcleos Habitacionais I, II e III, recebeu uma recarga significante. O local que é um dos principais cartões postais da cidade, dias atrás estava completamente seco, e devido ao aumento das chuvas, revigorou e deu lugar a verdadeira paisagem.

- PUBLICIDADE -

O manancial que estava com apenas 8.604.000 m³, quase triplicou o seu volume, e passou a ter 22.802.200 m³, o que dá um total de 51,1% de sua capacidade total.

Diante da notícia boa que é aumento do volume no manancial, um dos assuntos mais comentados entre os sousenses é a obra de contenção do açude, parede provisória que foi construída para instalação de comportas. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o açude que está sendo preparado e reformado para receber as águas do projeto de Transposição do Rio São Francisco, ainda não foram concluídas e foi feita uma parede de barro provisória até que sejam instaladas as comportas.

Segundo o Coordenador do DNOCS, Alberto Gomes Batista não há perigo algum de escoamento da água e todo o processo feito na barragem é tecnicamente seguro. Caso o açude encha completamente, a barreira provisória feita pelos engenheiros é capaz de conter as águas: “Ali é uma barreira provisória, ali é apenas um escape de natureza tecnicamente viável”, disse ele. Nós temos muitas especulações e notícias falsas de que a obra está paralisada e que está acontecendo um risco. Quero informar à população que fica tranquila todo processo que está acontecendo é tecnicamente correto e usado em qualquer parte do mundo”, disse.

Conexão PB

Deixe uma resposta