Cidades

Com apoio do Sindicato Rural, 260 cortadores de cana migram de São José de Piranhas para São Paulo

Embarque na rodoviária de São José de Piranhas.

Só nesta quarta-feira (11) 260 homens deixaram sua terra natal em busca de trabalho no cultivo da cana-de-açúcar no sudeste do país. A maioria deles alega “falta de oportunidade” para justificar o processo migratório. Eles saíram de ônibus da rodoviária de São José de Piranhas rumo ao interior de São Paulo.

- PUBLICIDADE -
Sindicato dos Trabalhadores Rurais ofereceu todo o apoio logístico.

Com o apoio logístico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, que ofereceu todo o suporte necessário, eles já saíram da Paraíba com o contrato assinado.

Os trabalhadores assinaram o contrato antes de viajar para São Paulo.

A empresa responsável é a Raízen, que está levando os cortadores de cana para trabalhar em unidades localizadas nas fazendas Costa Pinto em Piracicaba e Rafard, no município do mesmo nome, em São Paulo.

Familiares que ficam observam a saída e resta apenas suportar a saudade.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais acompanhou os trabalhadores durante todo o processo de exames admissional, contratação e sua saída.

Os exames foram realizados no dia 17 de março. Posteriormente, no dia 28 do mesmo mês os trabalhadores assinaram o contrato e viajaram no dia 11 de abril para iniciar os trabalhos. Todos esses procedimentos foram realizados no prédio do Centro de Treinamento do Sindicato da cidade.

Todo o processo de exames admissional foi realizado por equipes especializadas na sede do Sindicato.

Para os familiares que ficam resta apenas suportar a saudade por quase 9 meses, até o fim do ano. Os que ficam, pais, irmãos, filhos, esposas, sabem que não é fácil ficar longe de um familiar, mas aguentam a saudade e ficam esperando até a volta. No dia do embarque, choro e abraços apertados. Depois disso, apenas ligações e mensagens de textos atenuam a saudade.

Confira, na galeria abaixo, mais fotos do processo de exames admissional, assinatura de contrato e embarque.

Veja a galeria de fotos:

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta