Destaque 2Paraíba

Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, passa por cirurgia no Ceará

Dom Aldo Pagotto deixou a Arquidiocese da Paraíba em 2016 (Foto:  Thiago Leon/Santuário de Aparecida)
Dom Aldo Pagotto deixou a Arquidiocese da Paraíba em 2016 (Foto: Thiago Leon/Santuário de Aparecida)

Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, passou por uma cirurgia em um hospital particular de Fortaleza, no Ceará, no domingo (3), mas a informação só foi divulgada nesta segunda-feira (4). O arcebispo emérito foi submetido a uma cirurgia no apêndice e no intestino. De acordo com a médica Dina Cortez, no procedimento, parte do intestino do arcebispo emérito foi retirado.

- PUBLICIDADE -

Ainda de acordo com a médica que acompanha a recuperação do religioso, Dom Aldo, que tem 68 anos, está com o quadro estável e sem risco de morte, mas deve ficar hospitalizado pelos próximos dias para se recuperar da cirurgia. O período de recuperação dele pode chegar até sete dias até que receba alta médica.

Conforme nota enviada pela Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo começou a sentir fortes dores abdominais. Ele foi levado ao hospital, onde foi aplicada morfina. Mas as dores não cessaram. Então o médico cirurgião decidiu levá-lo para a sala de operações para identificar a causa das dores. A cirurgia começou à meia-noite e meia. Foi verificado que o apêndice estava totalmente obstruído e parte do intestino com bastante secreção de pus.

Por causa disso, foram retirados o apêndice e o intestino grosso. A cirurgia terminou às 4h (horário local) de domingo (3). Ele foi para um centro de observação e poucas horas depois foi transferido para um apartamento, onde deve ficar em repouso, recuperando-se da cirurgia, por sete dias, enquanto sai também o resultado da biópsia do material que foi coletado.

A Congregação do Santíssimo Sacramento compartilhou em sua rede social um pedido de orações pelo restabelecimento do arcebispo emérito da Paraíba. Dom Aldo deixou a Arquidiocese da Paraíba em julho do ano passado, após o Papa acatar o pedido de renúncia apresentado por ele, alegando “causa grave ou doença”. Em junho de 2011, o bispo tinha iniciado um tratamento contra um câncer de próstata. Desde que se aposentou, Dom Aldo Pagotto mora em Fortaleza.

Denúncias

Em uma carta enviada ao Vaticano em 2015, uma mulher relatou que Dom Aldo mantinha relação afetiva e sexual com um jovem de 18 anos e permitia e encobria o relacionamento de padres e seminaristas com crianças e adolescentes. No mesmo ano, segundo a agência de notícias AFP, o arcebispo foi alvo de visitas canônicas e teria sido impedido de ordenar novos padres.

No mês de julho de 2016, Dom Aldo apresentou uma carta de renúncia, que foi aceita pela Congregação para os Bispos e um decreto do Papa Francisco sobre a renúncia foi publicado no site do Vaticano. Ao aceitar a renúncia de Dom Aldo, o Papa nomeou Dom Genival Saraiva de França como Administrador Apostólico da Arquidiocese. Em março de 2017, o Papa Francisco nomeou Dom Manoel Delson como novo arcebispo da Paraíba.

Fonte: G1 PB

Deixe uma resposta