Destaque 2Paraíba

Casa Militar do Governador promove curso de Segurança de Autoridade após 17 anos

A Casa Militar do Governador (CMG) promove até a próxima sexta-feira (8) o Curso de Segurança de Autoridades, para capacitar 25 oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e instituições parceiras, a exemplo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Ao todo, são 14 disciplinas específicas, contemplando todas as regiões geoadministrativas do Estado. O curso tem duração de 174 horas/aula, e faz parte das comemorações dos 60 anos da Casa Militar.

- PUBLICIDADE -

O chefe da Casa Militar do Governador, tenente-coronel Anderson Pessoa, destacou a importância do curso. “Reformulamos a grade curricular com disciplinas com o que há de mais moderno no País, ministradas por instrutores de estados que são referência no assunto”, disse, lembrando que há 17 anos o curso não era realizado. “É uma formação que vai ampliar os horizontes de nossos oficiais, trazendo também benefícios à sociedade”, prosseguiu.

As aulas do curso são ministradas no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa. Entre as disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Segurança de Autoridade, estão: aparição em público, escolta, segurança física de instalações, tiro tático de defesa, direção defensiva e evasiva, defesa pessoal, eventos com uso de aeronaves e salvamento aquático.

O coordenador do curso, major Geraldo Marques, ressaltou a importância da retomada desse tipo de qualificação após 17 anos. “É um grande mérito comemorarmos os 60 anos da Casa Militar com a retomada do curso de Segurança de Autoridade, qualificando todos os nossos oficiais, que poderão replicar esses conhecimentos onde atuam, seja na Casa Militar ou em seus batalhões”, afirmou.

Direção defensiva – Uma das disciplinas mais importantes é a de direção defensiva e evasiva, composta por frenagem de emergência, frenagem de emergência com desvio e reverso de 180 graus de ré. As aulas foram ministradas nessa quinta-feira (30), no Altiplano Cabo Branco. Um dos objetivos é a preparação dos oficiais para situações práticas.

O soldado Ewerton Allace, lotado na Casa Militar, falou da satisfação de ter passado na seleção do curso de Segurança de Autoridade. “É um privilégio sem tamanho, já que é uma seleção extremamente restrita, um curso que nos oferece as práticas de excelência, executadas no dia a dia, além da oportunidade de disseminar todo esse conhecimento”, comentou.

Para a tenente Gersiane Lacerda, do Corpo de Bombeiros, participar do curso é uma oportunidade de ampliar ainda mais os horizontes. “É um processo de qualificação que contempla tanto o lado profissional quanto o pessoal. Vivenciamos situações que nos fazem abrir ainda mais a nossa mente, um processo gratificante e enriquecedor”, destacou.

Já o agente de segurança do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Isaac Barbosa, agradeceu a parceria com a Casa Militar do Governador. “Um agente de segurança tem de estar preparado para as mais diversas situações. Dentro dessa ótica, a parceria entre a Casa Militar e o TRT nos oferece essa oportunidade de melhorarmos os nossos serviços no dia a dia”, finalizou.

Deixe uma resposta